Tempo em
Uberaba

11 de maio de 2020 | 20h 16
Os animais podem contrair ou transmitir o novo coronavírus?
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

João Vitor Da Silva Costa é Auxiliar Técnico Veterinário de Animais Silvestres/Exóticos e estudante de Ciências Biológicas do CESUBE

 

Em sua coluna ele traz o tema: Os animais podem contrair ou transmitir o novo coronavírus?

Desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil surgiram diversas dúvidas, e uma delas é se os nossos animais de estimação podem ou não transmitir ou contrair o novo coronavírus.

Antes de tudo vamos entender de onde veio esse vírus... A um tempo atrás esse vírus infectava apenas os animais, ainda assim mais possivelmente os animais selvagens, porém de algum modo  o vírus “evoluiu” e conseguiu se adaptar ao organismo humano e assim se multiplicar nele, pois é exatamente isso que um vírus faz dentro do organismo se multiplica, pois ele é uma pequena estrutura, não podemos se quer chamar-lo de “ser” pelo fato dele ser acelular, ou seja não possuem células, necessitam de uma pra sobreviver, sem uma célula os vírus morrem em poucas horas.

Então na verdade a coronavirose sempre foi dos animais, porém eles não conseguiam transmitir esse vírus pra gente de forma fácil, como por exemplo por vias respiratórias. A um tempo atrás só seríamos infectados se tivéssemos contato com fluido corporal de animais contaminados em nossas mucosas por exemplo, mas com o tempo o vírus começou a infectar humanos de formas diferente, tanto que em 2000 um vírus da família dos coronavírus chamado de SARS-CoV-1, assolou a china matou algumas pessoas, mas felizmente foi contido. O novo coronavírus é conhecido como SARS-CoV-2… Todos os coronavírus são pertencentes à mesma família porém cada um é “adaptado” para determinado organismo, por exemplo:

O SARS-CoV-2 que é o coronavírus que estamos enfrentando no momento infecta os seres humano, o SARS-CoV-1 lá de 2000, também infecta  os humanos. Já o FCov que é o coronavirus que infecta os felinos, e o CCoV que é o que infecta os Canídeos, não infecta nós seres humanos, são vírus da mesma família porém com  capacidades de infecção diferentes.

Resumindo é muito difícil e raro acontecer de nossos animais serem infectados pelo SARS-CoV-2 ou até mesmo transmitir ele pra gente, existe existe alguns casos isolados relacionado a esse assunto, e já está sendo feito alguns estudos e investigação mais a fundo… Mas por hora nossos animais não podem transmitir ou contrair SARS-CoV-2.

Mas de todo modo é sempre bom se cuidar e cuidar do seu animalzinho, evitando interagir com ele quando estiver com as mãos sujas, ou quando tiver acabado de chegar da rua, lave sempre as mãos com bastante água e sabão, ou tome um bom banho, aí sim pode falar com seu amigão, em caso de suspeita do Covid 19, tente interagir com seu bichinho apenas quando necessário, assim você protege tanto ele quanto você!!!!

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2020 · Jornal da Cidade