Tempo em
Uberaba

24 de outubro de 2019 | 16h 27
Serpentes no nosso dia a dia
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

João Vitor Da Silva Costa é Auxiliar Técnico Veterinário de Animais Silvestres/Exóticos e estudante de Ciências Biológicas do CESUBE

Todos nós já ouvimos falar pelo menos uma vez na vida sobre serpentes, ouvimos constantemente diversos mitos, histórias e lendas contatadas por nossos avós por exemplo.

Está na hora de vocês saberem a verdade sobre as serpentes, vamos lá!!!

Primeiramente vocês precisam saber que nem todas as serpentes são peçonhentas, acreditem se quiser, mas existem apenas 4 Gêneros de serpentes com interesse médico aqui no Brasil... Que são os gêneros: Bothrops (Jararacas, Urutus, Jararacuçu) Crotalus (Cascavéis) Lachesis (Surucucus) Micrurus (Corais Verdadeiras)

Todas essas citadas EXETO o Gênero Micrurus, está dentro de uma família chamada “Viperidae” que são as víboras, como são conhecidas por alguns. Elas possuem a dentição que chamamos de Solenóglifa, que são duas grandes presas localizadas na parte anterior do maxilar superior, esses dentes são ligados a um canal de veneno, e a ponta desse dente é exatamente igual a de uma agulha, então dessa forma é passado o veneno para corrente sanguínea no ato da mordida.

Agora vamos falar sobre o tipo de dentição das serpentes do gênero Micrurus (Corais Verdadeiras) elas possuem a dentição que chamamos de Proteróglifa , que são dois pequenos dentes inoculadores de veneno localizados  na parte posterior do maxilar superior. É muito raro acidentes com esse gênero de serpentes, pelo fato de serem calmas, a maioria dos acidentes ocorrem quando tentam manusea-las de forma incorreta. Porém por alguns cientistas são consideradas as serpentes com o veneno mais potente no Brasil.

O gênero que mais causa acidentes aqui no Brasil é o gênero “Bothrops” (jararacas) elas são responsáveis por 85% dos acidentes ofídicos no Brasil.

Temos a família Boidae que se enquadram alguns exemplos como as Boas Constrictors (Jibóias) e as Eunectes (Sucuris) as  serpentes dessa família não são peçonhentas, matam suas presas por contrição (apertando)  elas possuem a dentição chamada de Áglifa, os seus dentes se assemelham a anzóis. São serpentes completamente inofensivas ao homem se não importunadas.

É meio complicado falar sobre como identificar se uma serpente é peçonhenta ou não, porque na maioria das vezes fica uma informação muito vaga. Mas uma característica das serpentes da família Viperidae, é a presença de um órgão termo receptor localizado entre o olho e a narina, chamado de fosseta loreal. Serpentes aqui no Brasil com esses orifícios entre o olho e o narina, são extremamente peçonhentas. Já as corais que são as serpentes com o veneno mais potente do Brasil, não possui esse órgão, então na dúvida, mantenha distância e entre em contato com alguém capacitado ou um órgão especializado, pra fazer a realocação do animal pra uma área mais segura tanto pro animal, quanto pra vocês.

Podemos evitar acidentes com esses animais usando equipamentos de proteção sempre que formos adentrar áreas com mata, tomar muito cuidado quando for mexer em quintais, entulhos, porque elas podem usar esses locais como abrigo, por normalmente serem animais de hábitos noturno ou crepuscular, durante o dia procuram lugares para se abrigarem e as vezes acaba adentrando as residências e se escondendo meio aos entulhos. Quase todas as serpentes se alimentam de pequenos roedores, lagartos, pintinhos, pequenos anfíbios, entre outras coisas que consequentemente pode ser encontrada em residências que são cercadas por área verde, resumindo um quintal sujo, com entulhos, ou um galinheiro são um “restaurante” perfeito pra elas, por isso é sempre bom utilizar equipamentos de proteção ao mexer nessas áreas.

Em caso de acidentes com serpentes:

O QUE FAZER: Lavar bem o local com água e sabão (neutro de preferência) tomar bastante água, e ir imediatamente ao atendimento médico.

O QUE NÃO FAZER: Cortar o local, chupar o local (pode causar envenenamento de terceiros) fazer torniquetes, ingerir bebidas alcoólicas.

Por mais que muita gente não concorde, as serpentes são animais importantíssimos pra todos... Remédios pra hipertensão como o Captopril são feitos a partir do veneno das Jararacas (Botrops) As Cascavéis (Crotalus) possuem em seu veneno uma substância chamada crotoxina, alguns estudos apontaram que ela poderia ser utilizada no combate ao câncer.

E sem contar que as serpentes são de grande importância para o  controle biológico...

Em caso de encontros com serpentes, respeite seu espaço, passe pelo outro lado e siga seu caminho, caso uma serpente adentre sua propriedade, não mate, chame um órgão responsável da sua região... Serpentes não atacam, apenas se defendem do que possivelmente pra ela pode ser considerado uma ameaça...

Não matem, preservem.

⚠️⚠️⚠️NUNCA MANUSEIE ANIMAIS SILVESTRES SEM O DEVIDO CONHECIMENTO TEÓRICO/PRÁTICO⚠️⚠️⚠️

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade