A SUPRA (Sociedade de Proteção aos Animais), entidade sem fim lucrativo, foi criada em 1996 com o objetivo de atuar na proteção e no combate aos maus tratos contra os animais.
Passados 19 anos de atuação, hoje estamos “sofrendo” pela boa e responsável atuação desta entidade, uma vez que Supra e animais se tornaram sinônimos em Uberaba.
De certa forma nos sentimos gratificados pela consideração que nos é atribuída por outro lado esta situação tem gerado alguns transtornos e mal-entendido, pois estão atribuindo uma responsabilidade que não é da Supra.
A Supra é uma parceria da administração pública na proteção aos animais e não a substituta desse serviço que é de responsabilidade pública.
A Supra possui convênio com o Município para abrigar 400 animais, sendo que atualmente abriga aproximadamente 500, ou seja, vem cumprindo mais do que o pactuado com o público.
Recentemente nos deparamos com uma situação inusitada onde os competentes bombeiros militar apreenderam um cão bravo (que informações de populares e da imprensa deram conta que este animal matou outro cão) que foi levado ao Centro de Zoonoses da Prefeitura e que este animal não foi recebido no local. Surgiu versão que se tratava de “ordem da Denise da Supra”.
Temos a informar que o Centro de Zoonoses não pertence a Supra, bem como, não possui estrutura para receber animais bravos, visto que não conta com canis apropriados.
A recusa visava também preservar os animais que se encontram no local (13 animais), bem como, a segurança dos funcionários que ali trabalham. Recentemente uma voluntária da Supra que atua no local foi mordida por um animal, dada a insegurança daquele Centro.
A administração se comprometeu a construir 5 canis no Centro de Zoonoses para atender estas situações, mas ainda não realizou a obra.
A Supra também não conta com canis apropriados para receber animais bravos, sendo que colocar um animal bravo no local traria transtornos e grave ameaça aos quase 500 animais do local, visto que correria risco de morte.
Assim, esclarecemos que proteger os animais é obrigação do Poder Público. A Supra é uma parceira que auxilia a administração, dentro de suas possibilidades.
Atribuir à Supra todos os problemas que envolvem animais é o mesmo que atribuir toda a responsabilidade pelo tratamento de drogas a uma entidade só que socorre essas vítimas; toda a forme da sociedade para uma entidade só que distribui sopa; toda a criminalidade a uma entidade de recuperação; isentando o Poder Público do seu poder dever.
Matéria enviada por: Decom CMU