Tempo em
Uberaba

14 de novembro de 2015 | 13h 51
Setor de Energia é tema de Workshop no Sebrae
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

Fotos: divulgação/O workshop encerrou o ciclo de eventos deste ano

Com representantes de empresas de Uberaba e Araxá, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou, na manhã da sexta-feira (13), o Workshop Inteligência de Mercado. No evento, três consultores abordaram as perspectivas econômicas e a construção de parcerias, em especial, no setor sucroenergético. O evento integrou a segunda etapa do Projeto Petróleo, Gás e Energia de Uberaba e Araxá, encerrando as atividades do ano de 2015.

 

Os empresários puderam aprender um pouco mais sobre as estratégias de mercado

 

O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas do Estado de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos Filho, falou da Importância do Desenvolvimento da Capacitação de Fornecedores para o Setor Sucroenergético e traçou as perspectivas. "A gente pode pensar em fornecimento para outros estados e até outros países. Os empresários precisam ter a dimensão do setor de energia, que pode se tornar um grande ponto de desenvolvimento, mas é importante que eles sejam capacitados", explicou.

Na sequência, o especialista em Consultoria para Pequenos Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP), Rafael Lucchesi, abordou as Relações de Negócios e Parcerias, e deixou claro que a cooperação cria estratégias. "Se sozinho está difícil, se associar é estratégico, aliás, pode ser a solução", disse o especialista.

 

A importância do desenvolvimento e a capacitação dos fornecedores para o setor de energia foi um dos assuntos abordados

 

Fechando as apresentações, o mestre em Administração e professor pela Babson College (EUA), Marcos Fábio Gomes, tratou do tema Planejando sua Empresa para o Futuro – 2016. É a segunda vez que Marcs Fábio falou para os empresários do projeto e apresentou um olhar diferenciado sobre planejamento. "A neura de cumprir a meta impede o pensamento para a frente. Acontece uma deterioração da capacidade de pensar", argumentou. O empresário Anderson Cadima, da Klinshop, avaliou que o projeto é audacioso e inovador e que o evento foi mais uma etapa de aprendizado."Foi muito válido até pra gente ter uma consciência maior do que é feito na nossa região. As palestras nos deram um upgrade sobre a importância da união dos fornecedores, a consciência de que temos que fazer nossa parte e sempre se atualizar", enfatizou Anderson.

Desde abril de 2013, o Projeto Petróleo, Gás e Energia de Uberaba e Araxá, capacita pequenos empresários por meio de treinamentos e consultorias para fornecer a grandes empresas do setor. "Essas palestras mostraram aos empresários a importância do planejamento e uma visão diferenciada para o mercado", finalizou a analista do Sebrae, Heloisa Tinoco.

 

 

Matéria por: Indiara Assessoria de Comunicação

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade