Tempo em
Uberaba

25 de março de 2020 | 22h 39
O jogo mais importante de nossas vidas
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

Luiz Henrique Cruvinel Lacerda escreve a coluna de Esporte no JC.

Em sua coluna ele traz o tema: O jogo mais importante de nossas vidas

Seja laranja, branca, colorida, grande, pequena, todas as bolas pararam. Não há maneira de defender a continuidade do esporte ao redor do mundo, uma vez que coloca em risco milhares de pessoas que assistem e que trabalham com o lazer desportivo. As grandes potências identificaram e tomaram as medidas cabíveis: paralisação de campeonatos nacionais, suspensão dos continentais e já está em pauta a mudança de datas de campeonatos internacionais, como a Eurocopa 2020, que será realizada em 2021. O Brasil, de forma tardia, interrompeu os campeonatos estaduais e determinou a quarentena para todos os funcionários de clubes e campeonatos. O alarme está soando. Como pode o futebol, uma das maiores forças dentro do nosso país, atuar?

O futebol neste momento, senhores, não se resume à bola na trave. O que é jogado dentro das quatro linhas dá lugar ao que é jogado dentro do nosso globo. Em meio à suspensão dos jogos por causa da pandemia do Covid-19, o Coronavírus, os clubes brasileiros ofereceram toda a estrutura de seus estádios e campos de treinamento às prefeituras de cada estado a fim de ajudar na prevenção e no cuidado do alastramento do vírus. Santos, São Paulo, Bahia, Corinthians, Botafogo... Times com relevância nacional e que dão um recado a todos: cuidem-se.

Abriram-se os olhos. Toda a importância, relevância, engajamento e paixão que move o esporte está sendo destinado à luta pela informação de qualidade, pela orientação responsável e contra o adversário comum. Adversário este que não está disposto a perder. Para furar o bloqueio da pandemia, precisamos seguir a rigor as determinações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. As orientações táticas são simples: fique em casa, mantenha a higiene em dia. Faça por você, por sua família, por seus amigos.

Um disparo. Uma ferramenta. O impacto dos clubes de futebol no país é severo. É capaz de parar uma região inteira em uma final, assim como mobilizar milhares de entusiastas em direção ao estádio. E é aí a chave do futebol. Os clubes brasileiros, brilhantemente, usam de toda sua influência para mobilizar os cidadãos e mantê-los em casa. É um esforço nítido e muito positivo, que mostra como o esporte é necessário em todos os momentos. A mídia esportiva também auxilia, com programação diversa, sem ao vivo, reprises de jogos importantes e canais temporariamente gratuitos. O esporte, o futebol, os fãs, estão todos juntos na partida.

O resultado desta partida pode não ser tão simplista quanto os placares comuns no futebol, mas com o esforço e comprometimento de nós, amantes do esporte, toda jogada bem feita é um golaço. Neste momento não há rivalidade, não há adversário qualquer além do Covid-19. Somos nós, juntos, pisando no gramado de cabeça erguida.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2020 · Jornal da Cidade