Tempo em
Uberaba

13 de março de 2019 | 17h 28
Elas em Paris
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Mayara Brandolis
eng.mbrandolis@gmail.com
Publicado por: Mayara Brandolis

Quando o trabalho de duas recém-formadas em Serviço Social, na condição de bolsistas pelo Programa PROUNI é aprovado num Congresso Internacional na Universidade Paris Diderot, do dia 17 a 19 de julho de 2019, na França.

Nayara e Amanda durante a apresentação do TCC

O Congresso Internacional de Ciências Sociais ocorre anualmente em diferentes lugares ao redor do mundo. Durante os últimos anos, este congresso conquistou uma reputação como ponto focal para novas ideias e novas práticas na pesquisa sobre ciências sociais. O evento ocorrerá na Universidade Paris Diderot, nos dias 17, 18 e 19 de julho de 2019, na França.

Haverá temas de importância crítica nos distintos âmbitos, eixos e o das meninas em específico aborda “O CONTEXTO DA MIGRAÇÃO NO BRASIL E AS POLITICAS DE ATENDIMENTO”, resumindo elas falam sobre como o fenômeno das migrações cresce mundialmente e principalmente no Brasil, a partir dos anos 2000, as solicitações de proteção ao país, foram motivadas por guerras, pobreza, perseguição religiosa, discriminação racial, nacionalidade ou ideias políticas. Para as Nações Unidas, os migrantes são grupos sujeitos às vulnerabilidades estruturais, que barreiras jurídicas, ou mesmo políticas, dificultam as reivindicações de direitos, apoio e proteção. A discussão da União Europeia, referente à crise de refugiados na Europa, tem como centralidade o combate às questões da migração forçada.

 No Brasil, o debate se estende, uma vez que é um dos principais locais de refúgio na América Latina. Apesar de pioneiro na elaboração de uma lei exclusiva para refugiados (Lei nº 9.474 de22 de julho de 1997), outras questões subjazem à situação, não apenas com relação ao cenário econômico, como também ao socioassistencial. Entender a questão dos refugiados no Brasil, considerando a profunda afinidade entre os fenômenos migratórios e o processo de desenvolvimento, é o objetivo do estudo.

Nayara e Amanda com o TCC

O atendimento a essa população divide-se em três fases: proteção, assistência e integração. Há lacunas no tocante a assistência e integração que vem sendo preenchidas por entidades do terceiro setor e instituições religiosas. Um atendimento efetivo, requer que o Estado reveja suas políticas públicas de acolhimento e inserção dos refugiados, concomitante a essas organizações.

Assim, a partir da aprovação, a busca por recursos é paralela às rotinas diárias e aos compromissos pessoais e profissionais. Nayara após finalizar o estágio de Serviço Social atuando com as políticas públicas para juventude, atualmente está na condição de estagiária de fotografia pela Prefeitura Municipal de Ribeirão, a qual também iniciará no próximo mês, com parceira deste projeto, a pós graduação em Projetos Sociais e Políticas Públicas.

A Amanda, aos 22 anos, realiza ações voluntárias com crianças de sua cidade, no município de Santa Cruz da Esperança e foi recém contratada no cargo de assistente social, pela Prefeitura Municipal de Cajuru- SP.

As duas só conseguiram concluir a graduação por meio do Programa do Governo- ProUni, possuindo histórias fortes de superação desde problemas familiares, de saúde e financeiros, que podem ser acompanhados no facebook e instagram delas: Elas em Paris (facebook) e Elas em Paris Oficial (instagram).

Nayara e Amanda durante a seção de fotos

Solicitamos o seu apoio, visto que além das ações para arrecadar doação por meio do site da “vakinha oline”, rifas, vendas de pizzas, bazar e sorteios em parcerias com algumas lojas do comércio, precisa-se de muito mais divulgação e apoio, isso porque, as famílias das jovens encontram-se em grande situação de vulnerabilidade que podem ser constatadas por quem se interessas em apoiar a causa.

Link Vakinha Online: https://www.kickante.com.br/campanhas/elas-em-paris-congresso-internacional?fbclid=IwAR0Ff2bWEbuiWu06gs3W3tRNS62yBDuMvmPv3mXD__Qq7chAPIHPJ3gwQV0

Link Facebook: https://www.facebook.com/Elas-Em-Paris-232051467673961/

Perfil Facebook Amanda: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009678456800

Perfil Facebook Nayara: https://www.facebook.com/NayaraRodriguessSilva

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade