Tempo em
Uberaba

05 de abril de 2017 | 02h 18
Uberaba ganha agente para fortalecer inovação em Minas Gerais
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

Investir em inovação e desenvolvimento tecnológico é uma das formas de diversificar a economia de qualquer região. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) tem trabalhado com diversas ações com esse intuito.

Dentro desse propósito, o Programa Minas Digital abrange todas as ações executadas pela Sedectes e, nesse final de semana, uma nova estratégia foi apresentada em um encontro de dois dias no Seed em Belo Horizonte/MG.

Diversos agentes de inovação de várias partes do Estado receberam orientações sobre os programas e puderam conhecer a fundo as ações que estão no calendário da Secretaria. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços entre todas as regiões mineiras e o Governo para identificar ações independentes que ocorrem nesses locais. Além disso, o programa vai levar as ações desenvolvidos pela Sedectes a essas regiões, gerando sinergia e visibilidade.

O secretário da Sedectes, Miguel Corrêa, esteve no evento e destacou a importância dos agentes no fomento à inovação. “Queremos descobrir a inovação e os grandes projetos em todo o Estado, desde o Vale do Jequitinhonha até o Sul de Minas. Todo o estado estará dentro desse ecossistema fazendo com que ideias se transformem em projetos e negócios”. Miguel apontou, ainda, que a melhor forma para fortalecer não apenas as principais fontes de economia do estado - mineração e agricultura -, mas também outras cadeias, é investir em inovação

Os agentes de inovação que estão participando do programa de capacitação já impactam mais de 500 mil pessoas com eventos ligados à inovação, como palestras, Startup Weekend, divulgação e ações dentro de escolas e faculdades.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e inovação, Leonardo Dias, ressaltou a importância dos agentes no sentido de divulgar as ações dentro das cidades e dar visibilidade para que o governo possa, não apenas conhecer o que está sendo feito, mas também contribuir e incentivar projetos. "O Estado fez um estudo para identificar quem está realizando ações em suas comunidades. O levantamento chegou a essas pessoas que estão aqui hoje", completa Leonardo Dias.

Uberaba está representado no Programa por Anna Paula Batista, ela é Agente de Inovação responsável pela região Triângulo Sul. Anna Paula é CPO da Startup Trackage, participa do movimento de formação do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Uberaba, faz parte do time que fundou a Zebu Valley. Coordenou durante 4 anos o Núcleo de Tecnologia do Programa Empreender da Aciu, levando o projeto a receber o Prêmio de Destaque em Inovação durante o 18º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais. É uma das fundadoras da UTEC - Associação das Empresas e Profissionais Autônomos do segmento de Software e Hardware de Uberaba, é organizadora de eventos como o Startup Talks (Meetup realizado uma vez por mês em um bar ou restaurante da cidade, levando como pauta assuntos ligados a tecnologia, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de Startups) e Startup Weekend (evento de imersão em empreendedorismo que acontece em 54 horas de muito trabalho e aprendizado).

“Fiquei muito feliz com o convite de representar a cidade que amo junto ao Estado. Nosso ecossistema ganhou forma nos últimos 3 anos, a criação da Zebu Valley é um marco para cidade. A união das entidades, empresas e universidades, todos falando a mesma língua e trabalhando em busca de uma cidade empreendedora é, sem dúvida, uma ação essencial para o desenvolvimento. E agora o apoio da Sedectes vem para somar com as ações desenvolvidas aqui. Vamos colaborar para transformar Minas Gerais no melhor Estado para empreender, começando essa transformação pela nossa cidade”.

Zebu Valley:

Comunidade que trabalha ativamente incentivando inovação e desenvolvimento empreendedor em Uberaba, reunindo startups e entidades que orbitam em torno delas, como aceleradoras, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e empresas que colaboram para o ecossistema de Tecnologia da região. O nome é inspirado no Vale do Silício (Silicon Valley - região na Califórnia, nos Estados Unidos, mundialmente conhecida por abrigar gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Apple), mas destacando a vocação de Uberaba para o agronegócio, principalmente criação de Zebu. 

Mais informações acesse:

http://www.simi.org.br/noticia/sedectes-re%C3%BAne-agentes-para-fortalecer-inova%C3%A7%C3%A3o-em-minas-gerais.html

http://www.minasdigital.mg.gov.br

Créditos: Matéria e fotos enviadas por Anna Paula Batista

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2018 · Jornal da Cidade