Tempo em
Uberaba

07 de julho de 2020 | 22h 46
Liderança na comunicação virtual
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Alessandra Degasperi
aledegasperi1985@gmail.com
Publicado por: Alessandra Degasperi

Alessandra Degasperi é colunista do JC. É Gerente Comercial de empresa de transportes. 

 

Em sua coluna  Alessandra traz o tema: Liderança na comunicação virtual

Nos dias de hoje a Comunicação virtual não é mais só uma conveniência, mas sim uma necessidade. Hoje ela está sendo muito mais utilizada do que antes e muitos já se adaptaram a ela e pretendem manter a rotina virtual. Ela é utilizada para reuniões, lives, bate papos, aulas, entrevistas, enfim, ela faz parte da nossa rotina.

No início da pandêmica, precisei mudar minha rotina. Eu fazia aulas presenciais de Inglês e para continuar, tive que me adaptar com as aulas virtuais. Confesso que no início achei que seria difícil, mas hoje para mim está sendo tão inovador e prático, que pretendo continuar tendo aulas virtuais, mesmo quando a rotina do mundo voltar ao normal - pós pandemia. Eu não preciso me preocupar com trânsito, com estacionamento, em sair de casa com antecedência, ou seja, hoje é muito mais fácil e rápido, sem perder a qualidade do ensino.

Além das aulas, passei a ter reuniões virtuais no trabalho e desde então, venho pesquisando e buscando formas de melhorar a comunicação nesse momento.

Precisamos buscar formas de manter o networking e enquanto o encontro de pessoas não for permitido presencialmente, precisamos no reinventar e convidar gestores, fornecedores, parceiros, clientes, palestrantes, equipe de trabalho, que tenham os mesmos interesses, para reuniões virtuais. E uma grande vantagem com essa ferramenta de comunicação, é que podemos ultrapassar barreiras, distâncias, reduzir custos, tempo, sem perder a produtividade, conexão e interação.

Seguem algumas dicas e estratégias que considero importantes, para mantermos a liderança através da comunicação virtual, de forma eficiente e produtiva:



Apresentação virtual: estabeleça seu ambiente e ferramentas necessárias. Escolha um local silencioso, um plano de fundo neutro, teste o som e áudio, você pode utilizar um fone de ouvido de qualidade com opção de fala, cheque a iluminação do ambiente e a qualidade da imagem.

Sugestões para reuniões online: Zoom, Google Hangouts, Webex e Skype.

Seja Presente: se preocupe com a sua aparência diante dos demais.
Olhe diretamente para a câmera e estabeleça conexão com as pessoas do outro lado. Não se distraia com anotações e não fique olhando para baixo. E para ser presente, você precisa entender que você não é o mais importante, mas sim os que estão do outro lado. Então a forma como você se apresenta e se comunica com eles é muito importante.

Engajamento: Use variação na sua voz e fale com emoção. Palavras com tom

animado e desafiador, atraem a atenção do público.
Segundo pesquisas, as pessoas tender a diminuir a atenção depois de 8 à 10 minutos, então use técnicas de mudança após esse período para impulsionar a atenção das pessoas, como por exemplo: Troque de Speaker, passe um vídeo curto, faça uma enquete de perguntas e respostas, para que tenha mais interação.

Convide as pessoas: incentive que os participantes liguem suas câmeras para que todos vejam uns aos outros. A tendência é que as pessoas prestem mais atenção na reunião. Peça também educadamente, que mantenham a opção de áudio no mudo enquanto não estiverem falando, para que nenhum ruído atrapalhe a comunicação.

Defina as expectativas e limites: no convite da reunião não basta especificar apenas plataforma (URL) e horário, é importante estabelecer as expectativas que poderão ser criadas. Você pode enviar questões para que as pessoas pensem e reflitam a respeito e durante a reunião estejam envolvidas nos assuntos. Defina limites e restrições durante os diálogos, para evitar que as pessoas falem além do necessário e umas mais que as outras. Gerenciar as expectativas é muito importante para ter uma reunião produtiva, e para que levante questões e soluções pontuais e relevantes de acordo com o planejado.

Aproveite os recursos da plataforma: envie documentos compartilhados, atividades on-line para envolver a todos, utilize o chat para levantar questões, dicas, dúvidas, “levantar a mão”, ou para dar feedbacks do ritmo da reunião.

Finalizo por aqui as dicas de hoje e espero que de alguma forma, eu possa ter contribuído para essa nova realidade, que na verdade não é tão nova assim, mas nunca foi tão necessária como agora.

Até a próxima!

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2020 · Jornal da Cidade