Tempo em
Uberaba

31 de maio de 2019 | 01h 17
A importância do Procon para o consumidor
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Claudir Mateus
claudir@edu.uniube.br
Publicado por: Claudir Mateus

Claudir Rodrigues da Silva escreve a coluna de Direito no JC. É acadêmico de Direito na Universidade de Uberaba (UNIUBE), e de Administração Pública na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além disso, é responsável pelo Núcleo Permanente de Conciliação da Fundação PROCON Uberaba. IG @claudirrodrigues_silva FB Claudir Rodrigues da Silva

Em sua coluna ele traz o tema: A importância do procon para o consumidor​

Estive ausente das colunas de Direito do Consumidor, razão pela qual me escuso com os nobres leitores. Entretanto, retorno com ótimas notícias!

No dia 13 de Junho falo na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB) sobre “A importância do PROCON para o consumidor”. E o tema me é muito caro porque há dois anos no PROCON pude vivenciar experiências incríveis, e que não me fazem ter dúvidas de que o PROCON é o verdadeiro ombudsman do consumidor.

Muito além de órgão de solução de conflitos, o PROCON é a casa de acolhida do consumidor, a instituição de promoção de cidadania e desenvolvimento de políticas públicas, cuja missão constitucional nunca se furtou. Aqui, em Uberaba, avançamos muito, tornamo-nos referência no Brasil por agirmos firmemente contra os malfeitores e os violadores contumazes dos direitos do consumidor. Aqui também promovemos a harmonização das relações entre consumidores e fornecedores, estabelecemos limites jamais respeitados, e enxergamos aqueles consumidores que mais precisam de cuidado.

O PROCON, no Brasil, é de fato um gigante das políticas públicas, com papel fundamental na vida de todo cidadão brasileiro, e falo isso com a propriedade de quem no ano de 2018 atendeu mais de dois milhões de consumidores, com índice de resolutividade na casa dos 80%. Demos voz à quem nunca fora ouvido, combatemos abusos, e construímos soluções coletivas para problemas individuais, inferindo diretamente no custo Brasil, desonerando os gastos com a Justiça, permitindo uma justa realocação dos recursos. Esse é o PROCON!  Essa é a voz do povo!

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade