Tempo em
Uberaba

27 de fevereiro de 2015 | 14h 15
Uberaba é uma cidade turística?
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Filipe Neri
filipeneri-geotrip@outlook.com.br
Publicado por: Filipe Neri

Coluna do Filipe Neri: toda sexta-feira no portal JC

Na próxima segunda-feira (2) é aniversário de 195 anos da cidade que eu nasci e em onde moro, Uberaba. Então, parabéns a todos nós, uberabenses! Por conta da data, resolvi fazer um texto especialmente em homenagem a este município.

Comemore o aniversário da cidade! Imagem: reprodução

Quando me perguntam se Uberaba é uma cidade turística, eu logo respondo que sim. Temos alguns fatores que tornam a cidade atraente para os turistas. Os atrativos são públicos, em geral, religião, história da cidade, estudos, empregos, empresas. Podemos classificar Uberaba como sendo uma cidade com um potencial turístico religioso, industrial, universitária. Cotamos, especialmente, com o Complexo Científico Cultural de Peirópolis. 

Em 2010 fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez, e quando estava subindo de bondinho para o Cristo Redentor, uma mulher de São Paulo me ouviu falar que era de Uberaba. Logo ela comentou comigo que esteve na cidade uma semana antes, somente para conhecer o túmulo do grandioso ícone do Espiritismo, Francisco Cândido Xavier, “Chico Xavier”, considerado o maior médium do Brasil. E Uberaba irá receber mais e mais turista por causa do Memorial Chico Xavier, que é construído ao lado do parque municipal Mata do Carrinho. Essa obra é construída com o apoio do Ministério do Turismo, que já investiu mais de R$ 2,9 milhões na primeira e na segunda fases do projeto. O custo total dele é avaliado em R$ 4,5 milhões, além da contrapartida da prefeitura da cidade, que inicia licitação da terceira fase, para que a obra seja finalizada. A previsão de inauguração é para o segundo semestre desse ano.

Ilustração do Memorial Chico Xavier, que promete atrair mais o turismo religioso para a cidade

Túmulo do Chico Xavier em Uberaba/ Foto: http://image1.findagrave.com/photos/2010/272/59448756_128591129204.jpg

São várias as igrejas católicas, com belíssimas arquiteturas, que estão presentes na nossa terra. A cidade é rica em artesanatos e doces. Possuímos também alguns museus, de arte, do Zebu. Para quem gosta de Ecoturismo, Uberaba faz parte do Circuito dos Lagos, pois tem a sorte de ter fazendas históricas, sítios arqueológicos, cachoeiras, grutas e, claro, vários lagos. O circuito fica no oeste de Minas e merece uma visita.

Atualmente, Uberaba está com uma infraestrutura de bons hotéis para receber turistas de todos os lugares, restaurantes, bares, casas noturnas, vários supermercados, várias opções de lojas por toda a cidade. Temos o Shopping Uberaba, e logo logo teremos o Praça Uberaba Shopping Center, que promete ser muito bom, com uma grande diversidade de lojas, salas de cinemas com alta tecnologia, entre outros atrativos. Assim é Uberaba para o turista. Receptiva, calorosa e encantadora, para aqueles que a visitam de todo o Brasil e do mundo.

Igreja São Domingos/ Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-xPhH9WXhvvM/Ts1Wi6els3I/AAAAAAAAIuQ/GnSdFQMPtiM/s1600/100_0087.JPG

Igreja Santa Rita/ Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/turismo/galeria/Igrejas/Igreja%20Santa%20Rita.jpg

Igreja de Nossa Senhora da Abadia/ Fonte: http://www.turismomineiro.com.br/fotos/cidades/c_351_7.jpg

Fonte: http://www.absnet.com.br/upload/image/17-09-2010_conv_cassio02.jpg

Fonte: http://www.imagemnativa.com.br/fotos/232_16_Uberaba%20Noite.jpg

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)/ Fonte: http://www.abcz.org.br/abczUploads/Conteudos/38421.jpg

Concha Acústica/ Fonte: http://www.turismomineiro.com.br/fotos/cidades/c_351_13.jpg

Peirópolis/ Fonte: http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110804193313.JPG

Vista aérea de Uberaba/ Fonte: http://static.clickbus.com.br/cms/DestinationContent_526ebe78c2c9f.jpeg

Fonte: http://www.aciu.com.br/db/conteudos/aeroporto-uberaba.jpg

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade