Tempo em
Uberaba

20 de fevereiro de 2015 | 12h 35
Levar ou não levar? Eis a questão!
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Filipe Neri
filipeneri-geotrip@outlook.com.br
Publicado por: Filipe Neri

Coluna do Filipe Neri: toda sexta-feira no portal JC

O que levar em uma viagem?

A resposta para essa pergunta irá depender muito do seu destino, do tempo de estadia, da estação do ano e do seu perfil.

Por exemplo, vai viajar no meio do ano para algum lugar do hemisfério Sul, no qual a estação é o inverno, então é óbvio que irá levar algumas roupas para se aquecer. Mas, por que não levar algumas trocas de roupas mais leves, caso algum dia faça calor? Foi o que aconteceu comigo quando fui para o Chile em julho do ano passado. Tive ótimos dias com o friozinho de leve, mas também passei alguns dias no litoral, que fizeram bastante calor.

Filipe aproveita Jurerê Internacional, em janeiro deste ano/ Fotos: arquivo pessoal

Está indo para o hemisfério Norte no meio do ano? Então, irá pegar verão. Não se esqueça de levar algumas trocas de agasalhos, para algum dia que faça frio. Quando estive na Irlanda, Inglaterra e França, em julho de 2012, levei várias roupas para curtir o verão europeu e uma blusa fina para os dias que estivessem mais frescos. Mas, não tinha noção que nessa região o verão era, na verdade, gelado. No verão em Dublin, capital da Irlanda, os termômetros marcam 20º C. Em um dia ou outro que faz muito calor, aquele calorzão mesmo, chegando aos 25º C. Também há ventos frios e muita, muita chuva. Há chuvas fracas praticamente todos os dias da semana. Nos dias em que elas não ocorrem, os parques da cidade ficam lotados. Enfim, por conta dessas surpresas, tive que correr e comprar algumas roupas de frio. Entretanto, tive um pequeno problema: no verão é muito difícil encontrar roupas para inverno nas lojas. Por isso, encontrei pouquíssimas opções. 

Devido à instabilidade do tempo, também tive momentos de não usar todas as roupas que levei. Um bom exemplo disso foi quando viajei para a costa oeste dos Estados Unidos, em Los Angeles, Las Vegas e Grand Canyon, em julho de 2013. É uma época de altíssimo verão no hemisfério norte. E como sempre, levei roupas para todos os tipos de clima. Entretanto, tive o prazer de presenciar somente dias quentes. Em Las Vegas, por ser uma cidade que está no centro do deserto, achei o verão insuportável. Não conseguia andar direito nas ruas por conta do tempo muito seco.

Em Los Angeles

Visitando o Grand Canyon

Em janeiro deste ano estiva no sul do Brasil. Levei várias roupas para curtir o verão na praia e nas serras. Também levei algumas para as noites frias que faziam lá, por ser regiões de altas altitudes. 

Faça um planejamento da quantidade de dias que irá permanecer no seu destino, pense em cada peça que irá usar, nos lugares que irá conhecer, se eles são mais simples ou mais sofisticados, nas festas e outros lugares que irá frequentar. 

Há outro fator que deve ser levando em consideração na hora de arrumar as malas. Se você for para alguma cidade dos Estados Unidos, principalmente New York, no qual as roupas das marcas mais famosas do mundo têm preços ótimos, então leve poucas roupas para lá. Faça a festa comprando tudo novo! Claro, isso se você tiver o perfil de consumista. Caso contrário, leve suas roupas daqui mesmo e vá gastar seu dinheiro com museus, apresentações da Broadway, restaurantes e com os diversos passeios que há por lá. Em quase todo lugar fora do Brasil, dá para encontrar bons preços em roupas e calçados, pelo fato do nosso país possuir altíssimas taxas de impostos sobre tudo que é vendido.

Foto: reprodução

Outra dica importante é, sempre que viajar, deixe um espaço livre ou leve alguma mala ou mochila extra, porque todas as vezes que viajamos, sempre voltamos com mais bagagem do que levamos. Esse é o meu caso nas últimas férias. Olha a situação que eu voltei:

Com todas as mochilas e malas

Planejando direitinho a sua mala, com a quantidade certa de roupas a ser usada durante a sua viagem, dá para economizar no peso de suas bagagens - e principalmente no bolso - não precisando, às vezes, de comprar roupas extras.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade