Tempo em
Uberaba

19 de dezembro de 2014 | 13h 24
"Minha vida é andar por este país"
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Filipe Neri
filipeneri-geotrip@outlook.com.br
Publicado por: Filipe Neri

Coluna do Filipe Neri: toda sexta-feira no portal JC

As férias estão chegando! Várias pessoas já têm os roteiros de viagem em mãos, com tudo programado, sabem onde se hospedar, comer, passear e estão com as datas marcadas para ir e voltar. Mas... quais são os melhores destinos para viajar agora?

Não há um único lugar que pode ser escolhido como o melhor ou pior destino para ser visitado nessas férias de janeiro. Isso dependerá muito do gosto e do bolso do viajante, ou seja, do perfil de cada pessoa. Por exemplo, o fato de estarmos no hemisfério sul, estação verão, é recomendado, para aqueles que gostam de calor, procurar o litoral, principalmente o nordestino, que possui praias fantásticas. Existem vários sites sobre destinos que informam e trazem características de diversas praias espalhadas pelo Brasil. Mas o litoral não é o único lugar para descansar. Há pessoas que “fogem” desses lugares.

Praia de Santa Cruz Cabrália (BA)/ Fotos: arquivo pessoal

Ilhabela

Conhecendo uma manguezal

Aqueles que preferem o frio, podem procuram os países do hemisfério norte em busca de um clima com baixas temperaturas e até mesmo com neve. Outros optam por passar as férias em cidades do interior, no campo, em contato direto com a natureza e até mesmo em suas próprias cidades, ou seja, lugares em que as pessoas possam ir para relaxar um pouco do estresse da vida agitada nas cidades médias e grandes.

Cordilheira dos Andes

Como eu já disse no texto “Quer ficar rico? Então viaje!”, sempre procuro viajar nas férias. São vários os lugares que tenho vontade de conhecer. Mas, para escolher um deles, primeiro faço uma lista de onde quero visitar, sempre com características em comum. Por exemplo, no começo do ano de 2014, quis algum lugar com neve, então pensei em Nova Iorque, mas como nunca passei o inverno em outro país, e, no ano passado, houve uma grande nevasca nessa região, principalmente no mês de janeiro, preferi um lugar aqui perto. Em julho deste ano fui para uma das maiores cadeias montanhosa do mundo, as Cordilheiras dos Andes, no Chile, que, durante o inverno, fica praticamente toda coberta de neve. Aproveitei para visitar um grande amigo que mora na capital, em Santiago. Os valores de passagens são o segundo fator que pesquiso. Dessa forma, aquele destino com o melhor preço me atrai muito. Por exemplo, para Santiago, você encontrará vários preços, mais ou menos R$700, que foi o que paguei na época.

Outro ponto a pensar sobre para onde viajar está relacionado ao valor do dólar. Atualmente, a cotação para a moeda é de aproximadamente $1 equivalendo a R$3, considerado um valor altíssimo. Assim, viajar para o exterior agora fica muito caro. Por isso, provavelmente, seja melhor conhecer alguma cidade ou região brasileira. Pensando em outra perspectiva sobre viajar pelo Brasil, você conhecerá melhor o seu país e, com isso, quando tiver a oportunidade de ir para outros países, ou até mesmo conhecer pessoas de fora aqui no nosso território, você já terá um domínio maior sobre o Estado.

Irlanda

Nas minhas próximas férias, em janeiro, resolvi conhecer a região sul do Brasil, principalmente as capitais. Para isso, organizei uma viagem de quinze dias. O primeiro ponto de parada será Porto Alegre (RS), logo depois Gramado, onde presenciarei a última semana do famoso Natal Luz 2014, e também Canela. Para finalizar minha estadia no estado, irei para Cambará do Sul, conhecida por ser a terra dos cânions. Lá praticarei ecoturismo, uma forma de fazer turismo que está super em alta, colocando as pessoas cada vez mais em contato com a natureza. Florianópolis (SC) será minha próxima parada, quero ver o motivo pelo qual várias pessoas dizem que nessa cidade há ótimas e belíssimas praias. Para finalizar os meus dias de descanso, irei, pela segunda vez, a Curitiba (PR), para passear por essa cidade modelo, que é incrível, muito bem organizada, e também para visitar alguns amigos de lá. 

O colunista durante visita a Curitiba/ Foto: arquivo pessoal

Cataratas de Foz do Iguaçú

Com isso, dou início ao meu projeto “Conhecendo as regiões do meu Brasil”. Meus posts, a partir de janeiro, serão todos sobre relatos do passo a passo dessa próxima aventura, e dicas sobre todos os lugares para onde irei passar.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade