Tempo em
Uberaba

17 de março de 2014 | 10h 36
Aracati - O paraíso de Canoa Quebrada - CE
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

No período colonial Aracati era a principal cidade cearense, fato que pode ser testemunhado no vasto patrimônio cultural das igrejas, sobrados e casarões dos séculos XVIII e XIX.

A principal joia de Aracati, entretanto, é a praia de Canoa Quebrada, a 13 km do centro,  com um mar encantador em frente a falésias coloridas,  uma das mais cobiçadas de todo Nordeste.

Atrações

Centro Histórico de Aracati O casario bem conservado do centro de Aracati é uma grande atração do região. Destaques para belos trabalhos em azulejos portugueses presentes em algumas fachadas. Duas igrejas chamam atenção a de Nossa Sra. Do Rosário (1785) e Nosso Sr. Do Bonfim (1774). O núcleo urbano foi tombado pelo IPHAN em 2000. Esportes Em Canoa Quebrada, há boas condições de vento o ano todo.

Há inclusive um parque eólico instalado na praia. Estas condições são ideais para praticantes de windsurfe, kitesurf e paraglider. Praias A praia mais agitada do município é a de Canoa Quebrada, mas há diversas praias interessantes. Uma boa forma de conhecer este trecho de litoral é por meio de passeio de bugue que percorre os 75km em direção até a divisa com o Rio Grande do Norte. Ali se encontra a Praia de Ponta Grossa uma das mais belas de região.

Broadway É como é mais conhecida a rua Dragão do Mar, rua central de Canoa Quebrada, que concentra o comércio e os bares e restaurantes. A Broadway, como o nome sugere, é o centro da diversão noturna que em Canoa é bastante intensa Passeio de Jangada Nas próprias barracas de praia, é possível agendar passeios de jangada que tornam a visão das falésias algo inesquecível.

Artesanato

Para conhecer e comprar o artesanato da região, a melhor opção é ir para Majorlândia, a 8km de Canoa Quebrada, onde além de trabalhos em renda e esculturas, o visitante vai encontrar o souvenir regional famoso no Brasil todo, as pequenas garrafas com desenhos em areia colorida extraída das falésias.

Gastronomia

Nas barracas de praia, o visitante encontrará intensa oferta de pratos a base de peixes e frutos do mar, sempre frescos. Na Broadway, há uma boa concentração de restaurantes de diversos tipos, oferecendo culinária variada.

Acessos

Por via aérea: Há um aeroporto regional em Aracati, recém inaugurado, mas ainda sem receber voos comerciais o que deverá ocorrer em breve. O aeroporto mais próximo é o de Fortaleza de onde se oferecem traslados a Aracati e Canoa Quebrada.

Por via terrestre: se estiver vindo de Fortaleza, siga pela BR-116 e depois a BR-304. Vindo de Natal, venha pela BR-304. Há ônibus frequentes da rodoviária de Fortaleza e empresas especializadas oferecem o traslado também Informações

Prefeitura  de Aracati  : http://www.aracati.ce.gov.br/

Governo do Ceará - Turismo : http://www.ceara.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=85

 

Fonte : www.turismobrasil.gov.br

 
Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade