Tempo em
Uberaba

20 de julho de 2018 | 21h 45
Paraty - muito melhor do que se imagina
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Alessandra Degasperi
aledegasperi1985@gmail.com
Publicado por: Alessandra Degasperi

Alessandra Degasperi escreve a coluna de Turismo no JC. É Gerente Comercial de empresa de transportes e traz ótimas dicas de viagens e turismo 

 

Em sua coluna  Alessandra traz o tema: Paraty - muito melhor do que se imagina

Um lugar que vale muito a pena conhecer, é a cidade histórica de Paraty, município do Rio de Janeiro, à 258km de distância da capital, está localizada no litoral sul do estado.

Durante o período colonial brasileiro, no ano de 1530 à 1815, o porto de Paraty, foi o mais importante exportador de ouro do Brasil. A cidade tem cheiro de cultura e conta com casarões e casas de pescadores, com um cenário maravilhoso e natural.

Uma das cidades mais antigas do brasil, Paraty foi projetada bem próxima do nível do mar e com isso muitas das ruas são inundadas pela maré regularmente.

Devido a conservação do seu centro Histórico e beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia, Paraty é um dos destinos turísticos mais procurados do país. As ruas do centro Histórico são de pedras irregulares, e na maior parte do centro é proibida a entrada de veículos, sendo um dos lugares de parada obrigatória para se conhecer.

O centro histórico fica melhor no fim de tarde e conta com casas históricas, pousadas, restaurantes com gastronomia internacional, lojas de artesanatos, lindas igrejas e museus. Além disso, você pode apreciar apresentações de músicas populares e estátuas vivas.

Além de toda a beleza e cultura histórica, Paraty conta com maravilhosas diversidades da natureza. A cidade conta com montanhas em sua volta, coberta de muito verde da mata Atlântica. Possui em sua volta muitos Parques e reservas Ecológicas, sendo uma das regiões mais preservadas do Brasil.

Paraty, possui mais de 60 ilhas e 90 praias, onde algumas delas são acessíveis apenas por trilhas ou barcos.

Posso dizer que uma das coisas  mais especiais em Paraty são as trilhas, principalmente para aqueles que gostam de esporte e aventura.

Paraty tem lindas cachoeiras sentido cunha, uma estrada real onde escoava ouro. Essa é a mesma estrada, que burros e mulas traziam ouro de Minas Gerais, e nessa estrada é possível conhecer várias cachoeiras. Uma mais linda que a outra!

Outro passeio bacana em Paraty, é o passeio de escuna, você sai do porto de Paraty e poderá conhecer as matas preservadas e as principais ilhas da região de águas cristalinas. Para atividades aquáticas, a Baía de Paraty é um excelente lugar.

Para quem gosta de Cultura, outra fato importante e conceituado que acontece em Paraty é a FLIP (Festa literária Internacional de Paraty), um evento de feira literária que acontece  todo inverno desde 2003,  através de encontro de escritores nacionais e estrangeiros, que participam de debates e palestras sobre literatura.

Outros eventos que ocorrem da cidade são: “Festival da Pinga, Festa de Nossa senhora dos Remédios, Festa de Santa Rita, Festa do Divino Espírito Santo, Parati em Foco a a Mostra Rio-São Paulo de Teatro de Rua.” (Wikipédia)

Agora vamos comigo, conhecer um pouquinho dos lugares para se conhecer em Paraty:

 

1. Praia da Lula

Um lugar que precisa programar uma visita obrigatória. A praia é cercada de mata preservada e de águas de esmeralda. Para chegar a praia é preciso ir de escuna ou de barcos (acesso pelo mar). O lugar é propício para mergulho devido suas águas transparentes e excelente para descansar e até mesmo cochilar na areia.

 

2. Praia do Sono

O acesso até essa praia e através de barcos ou trilhas para os mais aventureiros. Eu particularmente adoro encarar uma trilha. O acesso a trilha inicia através de um condomínio residencial. Ao chegar na praia, você irá se deparar com uma vegetação praticamente intocável, com águas tão cristalinas, que é um convite para um bom mergulho e aproveitar um dia tranquilo e nada de stress.

 

3. Cachoeira do Tobogã

Uma das cachoeira mais visitas de Paraty, fica bem próximo da cidade, sendo necessário cruzar uma pequena trilha para chegar até lá. A cachoeira tem uma pedra bem lisa, onde os visitantes adoram escorregar até cair em uma piscina natural. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

 

4. Saco do Mamanguá

Um lugar com uma biodiversidade que impressiona, com muitas árvores e flores. Para ter acesso a praia e preciso ir pelo mar. Através de passeio de lancha, o turista irá se encantar, com as ilhas mais famosas da cidade. No passeio é possível observar animais e a vegetação e claro apreciar a água com um maravilhoso mergulho, interagindo com a fauna marinha.

 

5. Trindade

Um dos bairros mais procurados de Paraty, fica apenas 30km da cidade. O lugar possui diversas praias, trilhas e várias cachoeiras. Entre uma das praias principais, está a Pria do meio. Uma praia de águas claras, com formação rochosas. Outra praia que que os turistas podem conhecer é a praia  do Cachadaço. Para ter acesso é preciso atravessar um pequeno Rio e uma pequena trilha.

Paraty é cheio de encantos e além de toda cultura histórica, você irá conhecer e admirar um mar maravilhoso de águas cristalinas e toda biodiversidade do lugar. Na cidade são apenas duas praias, a praia do centro e a praia do Jabacara, praias tranquilas, praticamente sem ondas, propício para passar com a família, fazer uma caminhada e tomar uma cervejinha gelada para os que gostam.

Para visitar outras praias, além das já informadas no texto, o acesso é apenas pelo mar. Algumas delas são: Ilha da Cotia, Saco da Velha, Lagoa Azul, Ilha do Algodão, Praia do Engenho, Ilha Comprida. Um verdadeiro mar de esmeralda, que você pode esbarrar com tartarugas e até golfinhos.

Programe sua próxima viagem, e não se esqueça de Paraty. Além de ser um espetáculo de lugar, o preço é acessível e de fácil acesso para chegar até lá. Espero que tenham gostado das dicas e tenham uma boa viagem.

Até a próxima!

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade