Tempo em
Uberaba

15 de junho de 2018 | 16h 42
Clima de copa – vamos conhecer a Rússia!
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Alessandra Degasperi
aledegasperi1985@gmail.com
Publicado por: Alessandra Degasperi

Estamos em clima de copa e como já sabemos a Rússia é a anfitriã desse evento Mundial pela primeira vez.  O campeonato será disputado entre 14 de junho a 15 de julho em 11 cidades - sede do país. Aproveitando o clima, hoje vou falar um pouquinho desse país que tanto atrai turistas do mundo inteiro.

 A Rússia é o maior País em extensão territorial do mundo. O país é rico pelo patrimônio cultural e possui grandes variedades de paisagens naturais. O Lago Baikal é o destino natural mais famoso da Rússia, o  lago é conhecido como o “Olho Azul da Sibéria” e  é o mais antigo e mais profundo do mundo. O mesmo é cercado por montanhas e suas águas são cristalinas. 

Os destinos que mais atraem os turistas na Rússia, são as cidades de Moscou, a capital atual do país e São Petersburgo, a capital antiga do país. São cidades reconhecidas mundialmente e sediam grandes museus de renome mundial, teatros famosos, igrejas ornamentadas, fortificações de chamar a atenção, além de belas praças e ruas.

Vamos comigo conhecer um pouquinho da cultura dessas duas cidades e o que elas tem de melhor a oferecer.

Moscou

Capital da Rússia, é a segunda cidade mais populosa da Europa,  Moscou passa a impressão de uma capital medieval que colidiu com um gigante soviético. A cidade possui uma das maiores redes de metrô do mundo (perdendo apenas para Tóquio), além de ser um importante centro político, econômico, cultural, científico, religioso e educacional. Nos últimos anos, prédios modernos e ousados, foram construídos na capital russa, sendo o orgulho da cidade. Uma curiosidade de Moscou é que a população é “louca” por vodka, onde essa bebida chega a ser mais barata do que água. Seguem alguns dos pontos turísticos para se conhecer em Moscou:

 

1. Catedral de São Basílio

Construída no século XVI, a maior estrela de Moscou continua fascinante.

2. Galeria Tretyakov

Um dos maiores museus de arte da Rússia, teve sua origem humilde na casa da família do entusiasta por arte, Pavel Tretyakov.

3. Praça Vermelha

Uma praça histórica, onde ficam as maiores atrações de Moscou, a catedral de São Basílio e o Mausoléu de Lênin.

4. Museu Púshkin de Belas-Artes

O museu é um esplêndido acervo, que abrange cerca de 600 mil obras de mestres de todo o mundo, entre elas artefatos ancestrais, pinturas e esculturas.

5. Monumento aos conquistadores do espaço

Esse monumento transmite o dinamismo de um lançamento de foguete. Sua base negra de granito tem relevos de cientistas, engenheiros e cosmonautas preparando-se para a partida.

6. Teatro Bolshoi

Casa de uma das mais antigas companhias de balé do mundo, Bolshoi é o segundo maior teatro lírico da Europa. Uma grande reforma restaurou com sucesso a acústica e a grandiosidade original do teatro.

São Petersburgo

A cidade de São Petersburgo é o principal destino da Rússia, o que dá pra entender o motivo. Cidade das mais diferentes artes, abriga vários palácios, museus e templos, com uma forte herança cultural e histórica. A cidade é romântica com canais que lembram Veneza. A arquitetura dos séculos XVIII e XIX, estão preservadas e inalteradas, mantendo a cidade em sua forma original. Além disso a cidade possui uma das melhores escola de balé do mundo. A prática da dança é uma cultura forte do local, ocupando um lugar especial na vida deles, passando de geração para geração.

Vamos conhecer agora um pouquinho de uma das principais atrações turísticas da cidade:

 

1. Hermitage / Palácio de Inverno

É considerado um dos maiores Museu de arte do mundo, distribuído em 10 prédios. O mesmo está localizado as margens do Rio  Neva em São Petersburgo. O museu possui itens de quase todas as épocas da cultura e história da Rússia.

2. Catedral de Santo Isaac

É a  maior catedral e a que mais ostenta em São Petesburgo. Foi construída entre 1818 e 1858, dedica ao padroeiro de Pedro, o Grande. A decoração é magnífica e conta com 43 tipos de minerais. É possível subir até a base da cúpula, podendo apreciar uma vista deslumbrante da cidade.

3. Catedral do Sangue Derramado

Conhecida também como Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado, é uma igreja ortodoxa, localizada  na margem do canal Griboedev. O Czar Alexandre II da Rússia, sofreu um atentado e foi assassinado no local onde a igreja foi construída. Na Segunda Guerra Mundial a cúpula mais alta da igreja foi atingida por uma bomba, porém ela não explodiu. A bomba ficou na cúpula por 19 anos e quando a mesma estava sendo restaurada a bomba foi encontrada. Depois de 27 anos a igreja foi inaugurada como museu, onde turistas e visitantes podem conhecer a história de Alexandre II.

4. Palácio de Mármore

Palácio de São Petersburgo, foi o primeiro palácio neoclássico (movimento cultural nascido em meados do século XVIII na Europa Ocidental) da cidade. O Palácio tem esse nome devido a sua decoração ser feita em mármore. Sua construção teve início em 1768 pelo Conde  Grigory Orlov.

5. Catedral de Nossa Senhora de Cazã

Catedral construída entre 1801 e 1811, é um templo localizado na principal avenida de São Pertersburgo (Avenida Névski) . A catedral recebeu esse nome  pois a imagem que ela possui, foi encontrada na cidade de Cazã, porém ela não está localizada nessa cidade. A catedral se tornou um museu das religiões em 1932.

6. Forte de Pedro e Paulo

Fortaleza (fortificação) que deu origem a atual cidade, inciou sua construção em 27 de maio de 1703, passando a ser a data de aniversário da cidade. Durante muito tempo, suas instalações eram utilizadas para prisão política. Esse templo é o local de sepultamento dos imperadores russos. Os restos do último Imperador Russo (Nicolau II e família), foram enterrados na catedral em 1998.

Até aqui foram citados alguns pontos turísticos dessas duas cidades, mas ainda há muito a se conhecer. A cultura e tradições marcam a Rússia e sem dúvida é um lugar que vale a pena prestigiar.

Para visitar o país não é necessário visto, sendo obrigatório apenas o passaporte, podendo permanecer no país por até 90 dias.

Como estamos em clima de copa, que a Rússia continue sendo esse país maravilhoso que atrai tantos visitantes, porém que a vitória desse campeonato seja do nosso país, o Brasil.

Até a próxima.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade