Tempo em
Uberaba

24 de maio de 2018 | 10h 56
Alessandra Degasperi fala um pouco sobre o Mercado do Turismo no Brasil
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Alessandra Degasperi
aledegasperi1985@gmail.com
Publicado por: Alessandra Degasperi

Alessandra Degasperi escreve a coluna de Turismo no JC, todas as QUINTAS. É Gerente Comercial de empresa de transportes e traz ótimas dicas de viagens e turismo 

 

Em sua coluna ela traz: Mercado de Turismo no Brasil

 

Trabalhar com turismo oferece um leque de oportunidades, além de estar em crescente expansão no país. O Brasil recebe em média 6 milhões de turistas por ano, um número baixo comparado a outros países, porém a intenção é triplicar esse número, criando condições no mercado. Mas como fazer isso?
Segundo Vinicius Lummertz, há três oportunidades: "Aprovar Cassinos e Resorts no Brasil, incentivar construções e estruturação de marinas e portos turísticos e ajudar no desenvolvimento de parques temáticos e parques nacionais."
A nível mundial, segundo pesquisas realizadas em 2017, 1 a cada 5 empregos, está no setor de turismo.  

No Brasil, o turismo gera em torno de 7 milhões de empregos e temos potencial para investir mais nesse mercado. É necessário trabalhar mais na área para atrair turistas, através de promoções internacionais, oferecendo os destinos do nosso País. Além disso, o turismo precisa criar oportunidades para que os próprios Brasileiros viajem mais em nosso território. Como por exemplo, redução no valor das passagens, promoções em Hotéis e Resort's.


Nesse mercado existem várias atuações e opções de escolha, dentre elas estão algumas abaixo:

  • Agências de Viagens;
  • Empresas aéreas;
  • Empresas rodoviárias;
  • Hotéis e restaurantes;
  • Cruzeiros;
  • Eventos para empresas;
  • Marketing de turismo;
  • Consultoria e empreendimentos turísticos.

 

O profissional nessa área, não tem a função de apenas viajar e conhecer belos lugares. A função exige muito mais que isso. Precisa de planejamento e dedicação. É necessário investir em estudos e estar atento ao mercado. É preciso conhecer o que está sendo oferecido ao cliente. Como estar preparado?
É necessário visitar hotéis para conhecer a qualidade dos serviços oferecidos, participar de congressos, cursos, feiras e outros. Definir a companhia que irá levar o cliente e traslado do terminal para o local de acomodação, pontos turísticos oferecidos, alimentação, confraternizações, organizar roteiros, quantidade de pessoas, horário de saída e chegada, rotas, conhecer a história do local e outros detalhes. Enfim, tudo precisa estar planejado, organizado e negociado.
É um trabalho para pessoas determinadas e que gostam de explorar e conhecer novos lugares. 
Além disso é muito importante e indispensável falar outra idioma. O Inglês é a mais importante, porém o Espanhol também é um diferencial devido o grande número de turistas latinos que vem ao Brasil.

 

 

Alguns mercados aquecidos no turismo são os negócios, onde empresários e empreendedores viajam constantemente para cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília dentre outras. Grandes eventos (exemplo: copa, campeonatos, turnês, feiras), que movimentam bastante as redes hoteleiras, rodoviárias e aeroportos, contribuindo para o aumento da demanda nesse mercado. E o Ecoturismo, onde agências vendem pacotes de vários pontos turísticos atrativos no país. 

Para você que tem interesse em atuar ou especializar nesse mercado, existem opções de cursos como Bacharelado em Turismo (duração de 4 anos), curso superior de Tecnologia em Turismo (duração de 2 anos) e curso a distância de Turismo. 
Na internet você encontra facilmente as instituições autorizadas pelo MEC que oferecem o curso.

Sem dúvidas é um mercado promissor com potencial de crescimento. Além de ser uma uma área dinâmica que agrega muito no dia a dia, com oportunidades de conhecer novos lugares, suas histórias e origens, curiosidades e pessoas. Para você que faz ou quer fazer parte desse ramo, desejamos muito sucesso.

Até a próxima!

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade