Tempo em
Uberaba

06 de janeiro de 2015 | 13h 35
Ano novo, cor nova!
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Bianca Carli
biacarli@gmail.com
Publicado por: Bianca Carli

Coluna da Bianca Carli: toda terça-feira no portal JC

Ano Novo começando e a vontade de mudar e de fazer tudo diferente. Que tal começar mudando a sua casa? Calma, não precisa de mudanças radicais, quebra-quebra, nada disso! Já parou para pensar o quanto é gostoso uma casa recém-pintada, toda bem cuidada? Então porque não começar por aí?

Pintar uma casa, um cômodo ou mesmo uma parede, além de nos dar a sensação de novo e limpo, muda o astral do lugar e é como se renovássemos a energia do ambiente. Mas é preciso cuidado na escolha das cores, pois, assim como elas podem influenciar de forma positiva o ambiente, também podem torná-lo mais triste ou opressivo.

Ciências como a cromoterapia ou o FengShui estudam a maneira como as cores podem influenciar um ambiente e como elas interferem no comportamento das pessoas. Além disso, as cores podem, em um ambiente, dar-nos a sensação de maior ou menor espaço, de um lugar aconchegante ou frio ou ainda aumentar ou diminuir a intensidade da luz.

Se bateu aquela dúvida sobre qual cor usar, veja abaixo algumas dicas e fotos para se inspirar:

- branco: a cor que simboliza a paz nos traz também a sensação de tranquilidade, limpeza e bem-estar. Quem não gosta muito de cores claras, pode achar o espaço um pouco frio quando usamos apenas o branco. Pode ser usada em qualquer ambiente e, combinada com cores vibrantes, dá excelentes resultados, evitando a sensação de frieza. 

Fonte: http://www.brilhemoveis.com.br/blog/significado-das-cores-na-decoracao/

Fonte: http://www.decoracao.com/branco-para-decorar/

Fonte: http://decorandocomclasse.com.br/wp-content/uploads/2013/08/white7.jpg

- amarelo: cor quente, porém mais clara, tem o poder de estimular e iluminar um ambiente. Ideal para salas de jantar e cozinha, pois estimula o apetite; ou escritórios e salas de estudo, já que instigam as atividades intelectuais. Deve ser usada com cuidado porque em excesso traz desconforto visual.

Fonte: http://www.brilhemoveis.com.br/blog/significado-das-cores-na-decoracao/

Fonte: http://jrfonsecaarquiteto.wordpress.com/arquitetando/cores-em-ambientes/

- laranja: quente, vibrante e estimulante, o laranja é a cor da criatividade e deve ser usado nos espaços sociais da casa, como cozinha, varanda ou mesmo a sala. Porém, como favorece a comunicação, deve ser evitado em espaços dedicados ao estudo. 

Fonte: http://www.brilhemoveis.com.br/blog/significado-das-cores-na-decoracao/

Fonte: http://sabbiarossastore.blogspot.com.br/2012/07/inspiracao-tangerina-cor-do-verao.html

- vermelho: se usado em um tom escuro, transmite seriedade, respeito e confere ostentação ao ambiente. Seus tons mais saturados são mais provocantes. É altamente estimulante, favorece a comunicação, o entusiasmo e a alegria. Moderação é a palavra chave para essa cor! Pode ser aplicada em quartos, salas e cozinhas.

Fonte: http://www.vortizblog.com.br/

Fonte: http://bomtomblog.blogspot.com.br/2012/11/decor-50-tons-de-cinza.html

- rosa: geralmente associados a locais mais femininos, delicados e românticos, o rosa representa o amor e a ternura. Embora inegavelmente feminino, pode ser usado em vários tons adaptando-se bem em quartos e salas de estar.

Fonte: http://www.terra.com.br/esoterico/infograficos/cores-nos-ambientes/

Fonte: http://interiores3d.com.br/quarto-de-menina-rosa-e-branco-2/quarto-menina-3-2/

- lilás ou violeta: considerada uma cor fria, induz à meditação e é constantemente associada ao misticismo e à espiritualidade. Mistura de vermelho e azul, traz equilíbrio entre emoção e razão. É uma ótima cor para ambientes como quartos e áreas de relaxamento e, combinado com cores como o branco ou o cinza, oferece resultados surpreendentes.

Fonte: http://www.brilhemoveis.com.br/blog/significado-das-cores-na-decoracao/

Fonte: http://blogdalidantas.blogspot.com.br/2013/01/cores-para-sua-casa-em-2013_9.html

- azul: essencialmente tranquilizante, o azul acalma a mente e ajuda na concentração. Em demasia, pode dar a impressão de lugar frio, sem emoção. Em tons mais claros, traz tranquilidade e é mais alegre enquanto que seus tons mais escuros transmite a sensação de seriedade. Deve ser evitado em locais de alimentação, visto que inibe o apetite, mas é excelente para locais de repouso como quartos e salas de estar.

Fonte: http://www.brilhemoveis.com.br/blog/significado-das-cores-na-decoracao/

Fonte: http://doutissima.com.br/content/uploads/2014/05/blue_and_white_bedroom.jpg

- verde: assim como o azul, o verde é também uma cor que nos dá a sensação de tranquilidade e é bastante utilizado em diversos ambientes por ser agradável e combinar facilmente com diversas outras cores e tons. Usado em tons claros, pode ambientar escritórios, áreas de meditação, quarto e salas de estar. Os tons escuros também podem ser utilizados em salas e escritórios. Associada à natureza, à vida e às boas energias, traz harmonia ao ambiente e acalma o sistema nervoso.

Fonte: http://blog.artmaison.com.br/decoracao-verde-arquitetura/

Fonte: http://www.armariodasassa.com.br/armario-de-cozinha-verde/

- marrom: apesar de conferir sobriedade ao ambiente, o marrom está associado ao conforto e torna o espaço mais quente, aconchegante e acolhedor, por remeter à madeira. É ótimo para ambientes que exigem concentração e estudo, como bibliotecas e escritórios.

Fonte: http://lojasredlar.blogspot.com.br/2013/08/saiba-como-misturar-o-branco-com-outras.html

Fonte: http://www.construindominhacasaclean.com/2013/06/ambientes-com-bege-super-aconchegantes.html#.VKszJCvF98E

- preto: esqueça a ideia de que um ambiente preto é sombrio ou pesado. Quando bem usado, o preto torna o ambiente elegante e a clássica combinação preto e branco é sempre garantia de acerto. Imponente e sofisticado, pode ser combinado não apenas com o branco, mas também com tons de cinza, metais ou mesmo alguma forte e contrastante como o vermelho. Sua energia estimula o intelecto e o espiritual.

Fonte: https://myximoveis.wordpress.com/2012/07/26/o-uso-do-preto-na-decoracao/

Fonte: http://www.brilhemoveis.com.br/blog/significado-das-cores-na-decoracao/

Cores neutras como o areia, o bege e o cinza são ótimas para serem combinadas com outras cores, servindo de base para a decoração. Suaves, deixam o ambiente aconchegante e fica bem com várias cores, conferindo modernidade e elegância ao espaço.

Fonte: http://www.tinsul.net/cores/saude-e-beleza-combinada/neutros

Uma boa dica para quem quer incrementar o espaço com cores, mas tem medo de errar ou exagerar é ter uma base neutra e começar incrementando os detalhes. Almofadas, tapetes e peças decorativas são excelentes formas de testar a cor e sua vibração sem que a alteração seja definitiva. 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade