Tempo em
Uberaba

05 de maio de 2019 | 17h 56
Telhas Solares, perspectiva sustentável!
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Mayara Brandolis
eng.mbrandolis@gmail.com
Publicado por: Mayara Brandolis

Mayara Brandolis escreve a coluna de Casa & Decoração no JC, todas as SEGUNDAS.

Engenheira Civil (CESUBE) e especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade na Construção (IPOG). Iniciou sua vida acadêmica cursando Design de Interiores (UNIUBE), tem diversos cursos de extensão, tais como: Engenharia de Avaliação - Metodologia Científica (CASTELA), Patologia em Estruturas de Concreto Armado (CESUBE), Dimensionamento em Ligações Parafusadas e Soldadas (ABCEM), entre outros. Foi engenheira credenciada pela Caixa Econômica Federal e Perita Profissional da Assistência Judiciária Gratuita do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Atua como docente desde 2015 no CESUBE e atualmente é Coordenadora do Curso de Engenharia Civil.

 

Em sua coluna, Mayara fala sobre o tema - Telhas Solares, perspectiva sustentável!​

Hoje em dia é comum vermos a energia solar no dia a dia e ganha mais destaque por ser fonte limpa e relativamente barata se comparada ao custo do Kwh. Com inovações tecnológicas tão presentes no nosso cotidiano, a telha solar ganha destaque por já possuir as células fotovoltaicas inseridas em sua estrutura. Desta forma é possível manter a construção em ritmo de uma construção convencional.

As telhas solares têm o formato de telhas comuns, mas são equipamentos de geração de energia solar. Por terem o mesmo formato, porém mais flexíveis é mais fácil de encaixá-las no telhado e podem ser mescladas com as telhas convencionais.

Painéis Fotovoltaicos integrados a telhas solares cerâmicas

Fonte: http://lardocelar.blog.br/a-telha-que-capta-energia-solar/

--

Como se não bastasse toda essa tecnologia, no ano passado, 2018, a Tesla lançou o Solar Roof, que pode substituir o telhado comum em estruturas já prontas, feito de vidro temperado, traz a textura e cor muito parecidas com o material cerâmico da telha. Embora o custo seja mais alto, não deixa de ser uma excelente vantagem.

Telhado Solar, Tesla.

Fonte: https://inhabitat.com/teslas-new-solar-roof-is-actually-cheaper-than-a-normal-roof/

Enquanto fora do país as telhas solares conquistam, no Brasil ainda é preciso que essa tecnologia ganhe o mercado, mas para isso é preciso uma política capaz que aumentar os subsídios para as energias renováveis e atrair investidores, principalmente para que essa novidade não seja importada, mas sim fabricada aqui.

Fica a dica! É importante gerar sustentabilidade e contribuir para o nosso meio ambiente.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade