Tempo em
Uberaba

21 de novembro de 2018 | 01h 19
Conheça mais sobre a construção em Drywall
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Mayara Brandolis
eng.mbrandolis@gmail.com
Publicado por: Mayara Brandolis

Drywall é um sistema construtivo que consiste em uma estrutura de perfis de aço galvanizado (steel frame) ou madeira (wood frame) coberto com chapa de gesso acartonado.

Drywall é muito comum nos Estados Unidos e que vem sendo utilizado no Brasil desde meados dos anos 70, quando o médico Roberto de Campos Guimarães fundou em Petrolina – PE , a Gypsum do Nordeste. Teve uma melhor aceitação nos anos 90, sendo mais comum utilizado com perfis de aço galvanizado, porém a cultura brasileira ainda não absorveu esse sistema construtivo, sendo mais utilizado como detalhes e não como um sistema construtivo em si.

O drywall é uma construção limpa, gerando em torno de 5% do resíduo de uma obra, não usa água em sua construção, pois não tem necessidade de utilização de argamassa, tornando uma obra seca e o transporte por ser um material leve é mais barato, regido pela  NBR 15.758, atende as exigências das NBR 15.575.

Existem três tipo de chapas para o drywall que podem ser classificadas pela cor da sua superfície:

Fonte:

http://www.uol360.com.br/adssite.php?p=Chapas-Drywall-RU---ST---RF---FGR---LISO&e=DryTec-Construcao-a-Seco&id=206&produto=4506

 

  • Chapa Branca: A chapa branca ou standard é indicada para uso em áreas secas;
  • Chapa Verde: Com tratamento anti fungos e impermeável, recomendada para áreas molhadas (banheiros, lavabos, cozinhas e lavanderias);
  • Chapa Rosa: Resistente ao Fogo, em sua fórmula de composição ela leva agentes que reduzem a ação do calor e do fogo por mais tempo, indicadas para escadas enclausuradas, saídas de emergência e áreas com risco de incêndio.

Fonte:

http://construcaomercado17.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/160/sistemas-hidrossanitario-e-eletrico-tem-execucao-rapida-no-light-steel-330213-1.aspx

 

Como é possível ver na imagem acima, o drywall se necessário pode ser utilizado manta mineral para ajudar no isolamento térmico e acústico, as instalações hidráulicas e elétricas são previstas em projeto e já instaladas durante a instalação das paredes.

A construção drywall mais popular que podemos observar no dia a dia é o rebaixamento de teto:

Fonte: https://www.decorfacil.com/teto-de-gesso/

A imagem abaixo apresenta um comparativo entre o sistema drywall e a alvenaria  de tijolo, bloco de concreto e afins quanto a peso, isolamento acústico e espessura da parede:

Fonte: Associação Brasileira de Drywall (2017)

Em 2012 Departamento de Engenharia da Editora PINI comparou o custo de um empreendimento de quatro andares em drywall com lã de vidro e em alvenaria de tijolo cerâmico. A opção em alvenaria de tijolo cerâmico chegou a apresentar custo unitário mais baixo. Porém o drywall acabou sendo a solução mais vantajosa financeiramente, mesmo com isolamento acústico, pois diminuiu três meses o prazo final da obra.

Fonte:

http://construcaomercado17.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/133/paredes-de-drywall-x-alvenaria-de-bloco-ceramico-em-298754-1.aspx

Embora seja um sistema construtivo rápido, eficiente e limpo, na hora da escolha devemos lembrar que o drywall é excepcional quando utilizado em paredes internas, já para as paredes externas a melhor solução é ainda utilizarmos nossa tradicional alvenaria.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2018 · Jornal da Cidade