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29 de outubro de 2014 | 10h 23
Salto alto: conheça os benefícios e as desvantagens do uso
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Milly Gondim
mgondimfisio@gmail.com
Publicado por: Milly Gondim

Coluna da Milly Gondim: toda quarta-feira no portal JC

Os sapatos de salto alto são verdadeiros companheiros das mulheres há muitos anos. É evidente que o salto alto é um componente essencial em nossas vidas em várias ocasiões. Quando se está de salto, a postura do corpo muda. A utilização faz ainda com que as mulheres aumentem a autoestima. Benefícios e desvantagens são discutidos por médicos. O salto alto pode gerar vantagens quanto ao bem-estar e à saúde, desde que usado com moderação e cuidado, pois ele também promove alguns prejuízos para o corpo.  

Foto: reprodução Internet

Desvantagens e malefícios

Os desconfortos e dores são causados devido à pressão exercida na ponta dos pés. O uso dos sapatos de salto reduz a participação do calcanhar na sustentação do corpo, aumentando proporcionalmente a pressão embaixo dos dedos. Dependendo da frequência do uso de salto, os pés podem ficar calejados e até mesmo apresentar deformidades ósseas, como a joanete ou os dedos em garra. Além disso, podem surgir problemas na coluna e o encurtamento da musculatura posterior das pernas.

Benefícios

Além de deixar a postura ereta e as pernas poderosas, o salto impede que elas fiquem inchadas. Segundo cirurgiões vasculares, o salto alto beneficia a circulação dos membros inferiores, mas é claro que quando usado com moderação e em determinadas proporções. O salto ideal para que o uso seja benéfico, é em média até quatro centímetros.

Foto: reprodução Internet

Os efeitos de cada tipo de salto

•Agulha

Bico fino não é recomendado nem para a mais especial das ocasiões. Ele reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.

•Fino

Pode causar torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.

•Plataforma

Oferece melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.

•Centro

O salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.

•Quadrados

O modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.

•Anabela

Pode causar desconforto, mas, como a plataforma, diminui as dores porque distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.

Foto: reprodução Internet

Em relação ao desconforto, uma dica importante é saber variar na altura, intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos, pois assim não “acostuma” a musculatura. O alongamento dos músculos posteriores antes do uso previne dores e formigamentos.

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