Tempo em
Uberaba

14 de abril de 2020 | 02h 45
O mundo após o COVID-19
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Luísa Cunha
luuisacunha@gmail.com
Publicado por: Luísa Cunha

Luísa Cunha Oliveira escreve a coluna de Bem Estar & Saúde no JC e é Psicóloga Clínica formada pela Universidade de Uberaba. Atua na abordagem análise transacional com ênfase em relacionamentos interpessoais e transtormos relacionados a fase adulta.

Em sua coluna ele traz o tema - O mundo após o COVID-19

Creio que após passarmos pelos desafios impostos pelo novo Coronavírus, será difícil ou quase impossível voltarmos ao mundo como estávamos acostumados! E que bom, afinal.

Tenho observado que neste período de tempo, em que a quarentena tem se feito presente, muitos de nós temos nos aproximado de nossas famílias. É possível perceber que a quarentena se fez necessária aquele grupo familiar que há muito não se sentava a mesa para almoçar, jantar ou fazer qualquer outra reiteração.

Observo aqueles, que antes de entrarem em quarentena se viam mergulhados em trabalhos e atividades estressantes e que agora foram obrigados a parar! Vejo que pais tem passado mais tempo com seus filhos, ensinado coisas que há muito, eram passadas pelas babás, ou ajudantes domésticas.

Observei ainda, e me colocando como parte disso, que o medo, a tristeza e a ansiedade, tem se feito completamente presentes neste momento, e o quanto isso tem nos dado a oportunidade de lidar com certas emoções.

A quarentena tem trago o momento de introspecção e reflexão obrigatório a muitos de nós. O quanto não estamos sendo forçados a olhar para nossas falhas, ausências, erros e lacunas?! Quantos não sentimos falta da correria do dia a dia por ver que: com a falta dela, nos resta olhar para nós?!

Tenho observado que nunca se falou tanto em política, oportunismo e na economia do país! Nunca se voltou tanto para a preocupação com a saúde e um “stop” mental para pensar nos que não tem tanta condição. Nunca se pensou tanto que se um setor para, outros por conseguinte, sofrerão impacto, seja na saúde, na economia, na vida... e nunca houve uma preocupação tão grande com tudo isso. Com todo o mundo.

Entendendo ou não como tudo começou ou porquê está acontecendo, o que sabe-se e o que observa-se o tempo todo é que o novo Coronavírus parou o mundo!

Olhando de maneira otimista o planeta Terra tem respirado melhor. Afinal, não tem sentido, mesmo que por pouco tempo, comparada a toda a eternidade, os impactos ambientais severos em sua atmosfera.

Eu acredito que o mundo após a quarentena gerada pelo COVID-19 não será o mesmo porque todas as crises oferecem novas oportunidades de aprendizado. E nesta, o que se observa é que estamos todos juntos.

Que neste momento não esqueçamos de olhar para o circuito positivo dos impactos do Coronavírus, por mais difícil que esteja sendo passar por isso. Que enfrentemos essa crise aproveitando cada oportunidade de aprender coisas novas. Que entendamos que é momentos sim de se sentir triste, amedrontado e preocupado e que não há nada errado nisto! Que estendamos que sentir é importante e que não existe emoção ruim. Que aproveitemos esse momento também para não fazer nada e para simplesmente ser quem somos. Que saibamos olhar para as boas notícias tanto quanto nos informamos sobre as ruins e que, finamente, quando sairmos dessa quarentena, que estejamos prontos para adentrar ao novo mundo que o COVID-19 nos proporcionará!

 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2020 · Jornal da Cidade