Tempo em
Uberaba

06 de agosto de 2018 | 02h 49
Você acredita de verdade que pode realizar seus sonhos?
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Theresa Rachel Alvim
contatopsicoach@gmail.com
Publicado por: Theresa Rachel Alvim

Theresa Rachel escreve a coluna de Bem Estar & Saúde no JC, todas as SEXTAS. Psicóloga especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Coaching de Carreira e Palestrante.

Em sua coluna a psicóloga traz o tema: Você acredita de verdade que pode realizar seus sonhos?

(Fonte: Freepik)

Como Napolen Hill cita “Ame as suas visões e os seus sonhos como se eles fossem as crianças da sua alma; os planos de suas maiores realizações”. É muito comum as pessoas que reclamam de não terem a oportunidade que desejam, no entanto não buscam uma maneira para conquistá-la. Sonhar é muito mais ação do que se imagina. É desejar, acreditar e buscar os meios para que sua meta seja alcançada.

Infelizmente, encontramos muitos casos por aí de pessoas que não pensam nos seus sonhos. Alguns alegam ter desistido das suas idéias iniciais, seja por alguma dificuldade, uma frustração ou qualquer outro motivo. Outros afirmam que a correria do dia a dia acaba levando a deixar os sonhos para segundo plano, onde alguns até terminam por se perder para sempre.   

A motivação e a crença em que aquilo pode ser atingido torna essas pessoas autoconfiantes. Na área organizacional por exemplo, muitos executivos acreditam que ainda é possível gerar motivação condicionando comportamentos através de prêmios e punições. Mas a verdadeira motivação nasce de necessidades interiores e não de fatores externos. Por exemplo nos atuais tempos turbulentos que estamos vivendo, o grande desafio empresarial é conseguir dominar as mudanças.

Outra coisa que ouço frequentemente é sobre ter sonhos antes de ser casado e depois que casa, não tem mais sonhos. Colocam culpa em seu parceiro ou parceira transferindo totalmente a sua autorresponsabilidade ao outro. E sempre faço a mesma pergunta: O que te impede de realizar esse sonho? Você se considera merecedor de realizar esse sonho? Quem estaria com você nesse momento de busca? Quais são os meios que você precisa atingir para conseguir? Você desistiu do seu sonho ou você nem tentou realiza-lo? O sonho é seu ou de seu parceiro ou parceira? Você já pensou em incluir ela(o) no seu sonho?

(Fonte: Freepik)

Segue algumas dicas sobre persistir nos sonhos:

Foque em suas conquistas: É comum olharmos para o lado, para observamos as conquistas das pessoas ao nosso redor. É claro que vale como uma inspiração, uma motivação para nossa própria caminhada, mas algumas pessoas falham em comparar as jornadas ou até mesmo criar uma competição invisível, onde um sonho passa ser a superação do outro. Não meça seu sucesso com o da outra pessoa, tenha suas próprias metas e foque sempre em suas conquistas.

(Fonte: Freepik)

Não tenha pressa (mas não espere tanto): Algumas pessoas acabam deixando a paciência de lado e querem acelerar os processos até chegar ao topo. Tenha calma, pois quem decide atropelar as etapas acaba tropeçando e, por vezes, essa queda é mais difícil de se recuperar. Portanto, vá subindo degrau por degrau, comemore as pequenas conquistas para que, pouco a pouco, você atinja o lugar mais alto.

Trabalhe pelo seu sucesso: Dê passos, mesmo que pequenos, mas saia da inércia. Como dissemos no início desse texto, muitas pessoas dão desculpas e acabam adotando uma vida mais acomodada, sem aquele interesse de crescer e chegar aonde sempre sonhou. Deixe isso de lado. Trabalho, acredite no seu potencial e vá à luta em busca de seus sonhos. Seja líder de si mesmo!

Tenha bons aliados: Procure conviver com pessoas que te inspiram e que possam te ajudar a chegar onde quer. Exclua aquelas pessoas negativas que não torcem pelo seu sucesso.

(Fonte: Freepik)

Lembre-se sempre de acreditar em você, ter determinação, foco e estar pronto para encarar uma jornada que, por vezes, é bem desafiadora. Mas acredite: a recompensa é especial!

Citando novamente Napoleon Hill “O entusiasmo é a maior força da alma. Observa-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas”.

Para apoiar as pessoas que não conseguem ter sonhos, objetivos e metas claras existe o Coaching que é uma metodologia relacionada a atingimento de metas, realização de objetivos e tomada de decisão. Vem ganhando cada vez mais espaço no mundo todo e já compõe cursos e programas de universidades como Harvard, Wharton, Insead e Columbia. Todo processo de Coaching começa com a identificação do Estado Atual, ou seja, como estão a vida e os resultados do cliente naquele momento. Em seguida, o cliente define seus objetivos, o que chamamos de Estado Desejado. A partir daí, o coach ajuda o cliente a perceber os fatores impeditivos e facilitadores no seu caminho e a traçar as ações que o levarão do ponto inicial ao ponto desejado. Se o cliente apresenta, por exemplo, a demanda de restaurar a relação conjugal, o trabalho do coach é oferecer ferramentas e exercícios que contribuam com esse objetivo.

A minha formação em Coaching foi realizada na Febracis que é uma das maiores Instituições de Coaching do mundo. A metodologia do Coaching Integral Sistêmico (C.I.S.) é um processo desenvolvido pelo Master Coach, palestrante e conferencista internacional, Paulo Vieira, treinando e desenvolvendo pessoas há quase 20 anos. Entretanto, é importante compreender que o Coaching é um processo com foco voltado à solução, no qual o coach apoia o cliente(coachee) para o seu desenvolvimento e para atingir resultados através da realização de seus sonhos.

INVISTA EM VOCÊ! Faça Coaching com um profissional de confiança e realize seus sonhos. Você merece e você pode.

(Fonte: Freepik)

 

 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2018 · Jornal da Cidade