Tempo em
Uberaba

18 de maio de 2018 | 11h 21
Gestão do tempo X Vida Pessoal e Profissional
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Theresa Rachel Alvim
contatopsicoach@gmail.com
Publicado por: Theresa Rachel Alvim

Theresa Rachel escreve a coluna de Bem Estar & Saúde no JC, todas as SEXTAS. Psicóloga especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Coaching de Carreira e Palestrante.

Em sua coluna a psicóloga traz o tema: GESTÃO DO TEMPO X VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

 (Fonte: Freepik)

Quantas vezes você já pensou que seu dia precisaria ter mais que 24 horas para dar conta de tudo? E caso seu dia tivesse mais horas, você realmente conseguiria fazer tudo ou teria mais tarefas ainda a executar? Você controla sua rotina ou ela te controla? Como o gerenciamento de tempo pode elevar ou destruir sua produtividade?

Estamos falando em Gestão do Tempo que diz respeito à administração efetiva de suas horas entre seu trabalho e suas atividades pessoais. Sabemos que a falta de tempo já é considerada um dos males do século e que tem consequências graves por essa má administração. De acordo com o estudo do British Medical Journal, o estresse no ambiente de trabalho pode ser reduzido se o correto gerenciamento de tempo for aplicado. Abaixo vamos saber quais as vantagens em organizar nosso tempo:

 

Vantagens 

  • Construir uma imagem profissional positiva;
  •  Ter mais tempo para si mesmo;
  •  Maior qualidade na vida pessoal;
  •  Entregar demandas e projetos dentro dos prazos;
  •  Evitar acúmulos de tarefas e atrasos; 
  •  Poder focar em metas e objetivos específicos; 
  •  Organizar seus dias, semanas e meses; 
  •  Eliminar a procrastinação no trabalho; 
  •  Diminuir ansiedades e estresse; 
  •  Poder focar em estudos, exercícios e na saúde física e mental; 
  •  Equilibrar vida pessoal e profissional.

 

Esta ação de gerenciar o tempo traz uma qualidade de vida maior, pois evita ansiedade e estresses em decorrência da falta de organização pessoal e profissional.  O ideal é aproveitar bem seu tempo e buscar ferramentas que ajudem você a identificar, definir e organizar suas metas e objetivos. Este norte que pode ser alcançado por meio de ferramentas efetivas, a exemplo do Coaching, que oferece técnicas, ferramentas e métodos, que permitirão a você, conquistar resultados extraordinários, em todas as áreas de sua vida.

O que fica claro é que necessitamos de um planejamento, não importa qual. O importante é você identificar qual se encaixa melhor no seu perfil, por exemplo: os mapas mentais, agenda digital ou escrita, etc. Todo esse procedimento com um auxílio de um Coaching te ajuda a identificar qual o seu estado atual, eliminando os impedimentos para alcançar seu estado desejado, realizando através de ferramentas efetivas do Coaching que te traz resultados a curto prazo.

Entender o que é importante, diminuir as expectativas e fazer o que está ao seu alcance é o ponto chave. Assim fica claro que é mais importante priorizar a qualidade na sua atuação profissional e tempo com a família, do que a quantidade.

É comum na rotina de muitos profissionais “vender” ou adiar as férias, fazer horas extras ou levar trabalho para casa. Extrapolar os limites do seu horário profissional é uma maneira de deixar de lado o tempo com a família e se transformar em um verdadeiro workaholic. Por outro lado, de forma inconsciente, esse excesso de trabalho pode ser uma forma de “fuga” dos problemas pessoais e o comportamento de “atolar” no trabalho seria uma forma de postergar o confronto da pessoa com ela mesma ou a família, amigos, etc. Culpar-se por não conseguir fazer tudo no fim do dia pode comprometer sua saúde. O ideal nessa situação é procurar ajuda profissional de um especialista para identificar os reais motivos ocultos na história de vida da pessoa. A Psicoterapia auxilia no autoconhecimento o que beneficia a gestão do tempo. O seu objeto de estudo deve ser apenas um: você mesmo.

O efetivo gerenciamento de tempo não é uma tarefa das mais fáceis. Mesmo as pessoas mais organizadas já se pegaram querendo que o dia tivesse mais do que apenas 24 horas. Se engana quem pensa que estar sempre ocupado não significa ser uma pessoa produtiva ou que sabe fazer gerir sua rotina. A pesquisadora da Universidade da Califórnia, Gloria Mark, decidiu investigar quais os efeitos da tecnologia na vida das pessoas e no ambiente de trabalho, em 2014 concluiu que a média de concentração caiu de 3 minutos para apenas 59 segundos com o uso de smartphones. “Quem mata o tempo não é assassino, mas sim um suicida”. – Millôr Fernandes

E quando se sentir merecedor depois de um dia tão bem organizado, celebre! Agora, como celebrar é decisão sua. Só esteja seguro de que é algo que realmente goste, mas não tenha com frequência. E que venha os novos dias! Invista em VOCÊ!

“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes” – Carlos Drummond de Andrade

 

  

(Fonte: Freepik)

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade