Tempo em
Uberaba

25 de maio de 2018
Hoje é o dia da toalha, mas não entre em pânico!
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

25 DE MAIO, O DIA DA TOALHA

 

Algumas décadas atrás, ser nerd era motivo de chacota. O estereótipo do jovem com óculos “fundo de garrafa”, que normalmente se saía bem nas disciplinas escolares e não tinha muito trato social foi escancarado no filme “A VINGANÇA DOS NERDS”, de 1984.

A Vingaça dos Nerds

No entanto isso mudou no século atual. O significado de nerd teve uma atualização, ou, na minha visão, foi realmente compreendido. Nerd é a pessoa que gosta muito de algo, estuda aquilo, discute com os amigos, procura saber mais e, por fim, se expressa de acordo com seu objeto de adoração, independentemente da forma e da sua idade.

Ser nerd desde então se tornou moda, é pop. Mas isso não ocorreu ao acaso. Acontece que agora os antigos jovens nerds, estigmatizados nas décadas passadas, cresceram e passaram a ocupar posições de destaque na sociedade e, então, começaram a se expressar com as novas ferramentas que passaram a ter acesso. Como diz o fantástico Maurício Ricardo em uma das canções de sua banda Os Seminovos: “O nerd de hoje é o cara rico / lindo / bom marido de amanhã”.

O maior exemplo disso é o cinema. Se olharmos quais são os 10 filmes de maior bilheteria de todos os tempos percebemos que pelo menos seis deles remetem às histórias em quadrinhos ou literatura adaptada (e incríveis nove produções tiveram seus lançamentos realizados nos últimos 10 anos). Ou seja, são resultados da expressão artística e da vontade de pessoas devotas a estes materiais, e também pelo desejo em transportar para as telas dos cinemas as histórias que antes poderiam ser encontradas apenas no papel.

Um dos maiores expoentes desta libertação nerd é a mega franquia STAR WARS (que recentemente foi retomada, após bilionária aquisição de direitos feita pela Disney). Em um dos lampejos da cultura nerd do século passado, George Lucas lançou em 25 de maio de 1977 o primeiro filme da franquia, que posteriormente foi transformado num episódio IV de uma saga vasta de filmes, mas que originou também séries, quadrinhos, livros, brinquedos, etc. A aventura espacial criada por Lucas era tão revolucionária e inédita para sua época, que atraiu a atenção de diversos jovens, fazendo-os crescer com desejo de ver e consumir mais daquilo que viram e gostaram. Diante disso, a data começou a ter certa relevância no contexto da emancipação nerd.

Star Wars 

Mas a estreia de STAR WARS foi só um dos fatores que marcam a data como forma de comemoração geek. Não posso deixar de citar Douglas Adams (outro grande expoente da cultura nerd). Criador da fantástica história O GUIA DO MOCHILHEIRO DAS GALÁXIAS, ele imortalizou a toalha como objetivo fundamental para sobrevivência em quaisquer aventuras que possamos embarcar (especialmente em caso de invasão alienígena). Nada mais lógico, visto que ela pode servir como agasalho, vela de uma jangada, arma de combate (ao umedecê-la e torcer), sinal de emergência ao agitá-la, proteção para a cabeça, capa, esteira para se deitar e, é claro, como forma para se enxugar. Com um objeto tão útil assim em sua obra, Adams se tornou ícone da cultura nerd (e pop), ganhando até uma adaptação cinematográfica para sua ficção científica em 2005. Após sua morte em 2001, os fãs do autor encontraram no dia 25 de maio uma data para homenageá-lo.

O GUIA DO MOCHILHEIRO DAS GALÁXIAS

Para fechar, aproveito a comemoração para indicar a estreia nos cinemas de HAN SOLO – UMA HISTÓRIA STAR WARS, filme que conta um pouco das origens do piloto/contrabandista/canastrão mais icônico da saga. Apesar da conturbada produção do longa, que passou inclusive por uma troca sintomática de direção, vale muito a pena conferir o lançamento nos cinemas para celebrar a data que influencia tanto nossa vida hoje em dia.

HAN SOLO – UMA HISTÓRIA STAR WARS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cláudio Ribeiro de Sousa é Mestre em Ciência da Computação, Professor e fanático por cinema e séries de TV.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade