Tempo em
Uberaba

17 de abril de 2018 | 17h 49
3 séries imperdíveis para maratonar. Confira a crítica!
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

As séries de TV estão cada vez mais se tornando grandes produções. Tempos atrás, apenas atores ainda no início de carreira, ou do cenário alternativo, estrelavam estas produções. Porém, atualmente até atores e atrizes renomados estão deixando as telonas para participarem de projetos audiovisuais na TV ou serviços de streaming.

O mês de abril de 2018 apresentará a volta de três séries, que foram bem avaliadas pelo público e/ou crítica especializada (coincidentemente, para suas respectivas segundas temporadas), e contam com atuações de grandes nomes do cinema como: Anthony Hopkins, Joseph Fiennes e Rodrigo Santoro. Todas elas tratam de temas que nos levam a pensar em nosso futuro e nossas ações. É claro que são ficcionais, porém a temática abordada pelas três as torna relevante, dados os seus questionamentos do comportamento das pessoas perante as situações apresentadas.

A primeira delas é WESTWORLD, do produtor Jonathan Nolan (irmão do diretor Christopher Nolan da trilogia Cavaleiro das Trevas).

Tentando preencher a lacuna que Game of Thrones deixará na sua programação durante 2018, a HBO apresentará a segunda temporada de uma série que também causou furor entre os espectadores. Para quem não se lembra, ou não acompanhou os 10 episódios da primeira temporada, a trama se passa em torno de um parque temático futurístico, desenvolvido para adultos, que reproduz o velho oeste. O detalhe principal é que o parque é povoado por androides (em forma humana) programados pelo diretor executivo das instalações, o Dr. Robert Ford (que é vivido pelo ator Anthony Hopkins). Dentro do parque, os humanos que conseguem pagar pela estadia podem fazer o que quiser, sem necessidade de seguir regras ou leis. A ameaça acontece quando uma atualização no sistema começa a despertar um comportamento inesperado nos androides. A série apresenta questões filosóficas relevantes, além de tratar o comportamento humano numa perspectiva diferente. Em um mundo onde não existem leis, o que você faria?

Westworld estreia dia 22 de abril no canal fechado HBO e na plataforma digital HBO GO. Conta em seu elenco com o brasileiro Rodrigo Santoro, além de outras caras conhecidas do cinema como Ed Harris (de filmes como Apollo 13 e Mãe!), James Marsden (da série de filmes X-Men) e Thandie Newton (de filmes como Crash: No Limite e o novo filme da saga Star Wars, Han Solo).

A segunda série a estrear em abril é de The Handmaid’s Tale.

A série é baseada no romance distópico O CONTO DA AIA, de Margaret Atwood, e conta a história de uma organização político-religiosa que tenta restaurar a paz nos Estados Unidos, com medidas extremante contestáveis, por meio de um regime totalitário. A série é cheia de críticas sociais, especialmente as relativas aos direitos das mulheres, e foi extremamente bem premiada no ano passado, tendo levado os prêmios principais de melhor série no Emmy, Globo de Ouro e Critics Choice Television Awards. Além de também coroar a atuação de sua atriz principal, Elizabeth Moss (que também fez a série Mad Men), nas mesmas cerimônias. Acrescenta-se a tudo isso, todo o apelo visual que a série utiliza, deixando tudo esteticamente muito interessante. Os 10 episódios iniciais da série apresentaram a luta da protagonista Offred/June (sim ela tem dois nomes. E sim, se você descobrir o motivo assistindo vai ser muito mais interessante) contra o cerceamento dos direitos das pessoas perante o novo sistema governamental. Também estão no elenco o ator Joseph Fiennes (do filme Shakespeare Apaixonado) e a atriz Yvonne Strzechowski (das séries 24 Horas e Dexter).

Atualmente, quem exibe a série no Brasil é o canal fechado Paramount Channel.

Por fim, temos a produção nacional 3%.

Apesar de não ser tão premiada, nem deter o número de astros das produções anteriores, a série brasileira 3% também se destaca. Especialmente por mostrar que as obras tupiniquins podem sim ir além das novelas tradicionais, e abordar conflitos que extrapolam os vivenciados pelas famílias ricas residentes do bairro Leblon, no Rio de Janeiro. É extremamente satisfatório ver que algumas mentes brasileiras pensam fora da caixa e tentam abrir novos caminhos. A história mostra um futuro onde há uma devastação que deixou o planeta decadente e com recursos escassos. Porém, todo cidadão tem o direito de, aos 20 anos de idade, passar por uma rigorosa seleção, chamada o Processo, para tentar ascender ao Mar Alto, região onde tudo é abundante e as oportunidades são maiores. No entanto, ao longo de seus oito episódios, vemos que apenas 3% dos inscritos na seleção podem chegar lá. A produção conta com as atuações de algumas caras conhecidas como: Sérgio Mamberti (do saudoso Castelo Rá-Tim-Bum), Bianca Comparato (de novelas como Avenida Brasil e O Astro) e João Miguel (da minissérie Felizes para Sempre?).

A segunda temporada de 3% chega completa no dia 27 de abril no serviço de streaming NETFLIX.

Matéria por: Cláudio Ribeiro de Sousa -  Mestre em Ciência da Computação, Professor e fanático por cinema e séries de TV.

 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade