Tempo em
Uberaba

09 de maio de 2018 | 11h 42
PMU receberá o II Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

Uberaba terá, no dia 25 de maio, a segunda edição do Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS. O evento terá como foco a qualificação profissional das pessoas com deficiência e reabilitadas pelo INSS para o acesso a uma vaga de emprego no mercado de trabalho formal. A realização é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Gerência Executiva de Uberaba, Ministério do Trabalho (MT) da Regional de Uberaba e da Prefeitura de Uberaba, por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Uberaba e do Estado de Minas Gerais.

O evento acontecerá no dia 25 a partir das 8h, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba, que fica na Av. Dom Luiz Maria de Santana Borges, 141 – Mercês. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 11 a 23 de maio, conforme o preenchimento das 240 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever pelo site da PMU, www.uberaba.mg.gov.br. Haverá emissão de certificados. Em caso de dúvidas, o contato é o e-mail forum.pcdsreabilitados@gmail.com.

O Fórum pretende reunir pessoas com deficiência (PcDs), reabilitadas pelo INSS, representantes das instituições afins que atendem as PcDs, seus associados e familiares, além de sindicatos, empresas, estudantes, profissionais da área, sociedade e pessoas que tenham interesse sobre a temática.

O evento nasceu de um trabalho intersetorial entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Uberaba, Ministério do Trabalho (MT) da Regional de Uberaba e Sistema Nacional de Emprego (SINE) do Município de Uberaba e do Estado de Minas Gerais. Foi detectado que este público enfrenta barreiras para acessar as vagas especiais da Lei de Cotas Nº 8.213, de 1991, que prevê no artigo 93, que “as empresas com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência”. Por outro lado, as empresas alegam dificuldades em cumprirem a legislação no que tange ao preenchimento das vagas especiais, existindo no mercado de trabalho vagas ociosas e um público que pode acessá-las, mas que se encontra desempregado ou em benefício assistencial.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, a realização do Fórum busca reunir este público visando a conscientização sobre seus direitos. “Diante deste cenário, é de grande importância a mobilização para exigir o cumprimento da Lei e detectar as principais dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho. A partir disso será possível articular ações que diluam as barreiras existentes e viabilizem a conscientização da sociedade e empresas no respeito à diversidade e inclusão social”.

Programação – O II Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS, no dia 25 de maio, começará às 8h com registro e credenciamento dos participantes. Às 8h30, a abertura terá apresentação artística de Vander &Vandeir.

A primeira palestra será “A Qualificação Profissional no Desenvolvimento de Habilidades e Competências”, com Lucas Fêlix de Oliveira, que é psicólogo da Unidade Especializada em Reabilitação daPrefeitura Municipal de Uberaba. Logo depois o assunto será a Lei de Cotas Nº 8.213, com a presença da Auditora-Fiscal do Trabalho e Chefe do Setor de Fiscalização da Gerência de Uberaba, Raquel Baldo. O evento também falará sobre as “Políticas de Ações Afirmativas Direcionadas às PcDs em Minas Gerais”.

Já para falar sobre“Qualificação Profissional e o Serviço de Reabilitação Profissional do INSS”, o fórum terá a presença da Terapeuta Ocupacional e Assessora Técnicada Reabilitação Profissional do INSS de Uberaba, Geovana de Souza Henrique dos Santos.

Haverá Relato de Experiência e quem participa é Diego Perez, reabilitando e aluno dos cursos Técnico emAnálises Clínicas e Licenciatura em Ciências Biológicas na UFTM. Logo após este momento, o público terá a palestra “Primeiros Passos para Empreender com Sucesso” com o coordenador do SINE Municipal de Uberaba e da Sala Mineira do Empreendedor, ÉlderÁrcega.

O Fórum pausa para o almoço e, às 13h, acontece apresentação de capoeira com os Alunos do Grupo Raízes do Brasil, sob coordenação do Mestre Gleisson Marques. O período da tarde inicia com a Mesa Redonda “Cursos Profissionalizantes e a Qualificação Profissional dasPcDs e Reabilitados do INSS”, com representantes das escolas da Rede S de Ensino: SENAC, SENAI e SEST/SENAT.

Também haverá palestra sobre a “Superação das Barreiras no Processo de Qualificação Profissional”, e depoimentos de segurados do Serviço de Reabilitação Profissional que estão emcursos profissionalizantes e de graduação. O encerramento do evento está previsto para 15h30. 

Informações por: Luiza Carvalho – Jornalista Secom/PMU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2018 · Jornal da Cidade