Tempo em
Uberaba

21 de novembro de 2018 | 23h 19
Dutra assina projeto que propõe LED em novos loteamentos e empreendimentos imobiliários
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

Está tramitando na Câmara Municipal projeto assinado pelo presidente da Casa, Luiz Dutra (MDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de lâmpadas de LED na rede de iluminação pública em novos loteamentos e empreendimentos imobiliários de Uberaba.

Para Dutra, a economia de energia elétrica nos municípios deve ser estimulada cada vez mais. “Além de campanhas educacionais para esse estímulo, ações práticas para essa economia podem ser adotadas. O uso da tecnologia LED representa um grande avanço na direção da economia dessa importante fonte energética”, disse.

Ele explica que em uma lâmpada incandescente comum, menos de 10% da energia que passa por ela é transformada em luz. “Os outros 90% de eletricidade são perdidos na forma de calor, por isso uma lâmpada desse gênero esquenta tanto quando fica acesa por muito tempo. Por isso, o LED surgiu como uma alternativa razoável. Elas são muito mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética”, destacou.

Apesar do investimento inicial com a iluminação LED ter o custo de duas vezes o da iluminação fluorescente, o custo final da conta de luz compensa, conta Dutra, pois significa uma economia de 40%. “Se compararmos com a lâmpada incandescente, a relação é mais vantajosa ainda, ou seja, o LED proporciona uma economia de 88%. Uma vantagem substancial em dinheiro e um ganho na ecologia significativa em cinco anos. Certamente, o LED é uma solução viável e real para os próximos anos de escassez da energia elétrica”, encerrou o vereador.

Informações enviadas por Jorn. Karla Ramos - Dep. Comunicação da CMU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade