Tempo em
Uberaba

24 de julho de 2015 | 09h 29
Cadeia Produtiva de Energia é tema de evento realizado na cidade
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Redação JC
jcuberabacontato@gmail.com
Publicado por: Redação JC

Fotos: Rodrigo Garcia

O Sebrae Minas apresentou nesta quinta-feira (23) o Projeto da Cadeia Produtiva de Energia de Uberaba e Araxá. O evento, que aconteceu no Maison Blanche, contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra (SD) e do vereador Samuel Pereira (PR), que é presidente da Comissão de Micro e Pequenas Empresas.
O objetivo do encontro foi de mostrar às empresas iniciativas que podem contribuir para a ampliação de mercado, assim como o aumento da produtividade e competitividade. Além de empresários, participaram secretários municipais e presidentes de entidades de classe dos dois municípios envolvidos.
O presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Nagib Facury, falou da importância da Expocigra, que vai acontecer entre os meses de setembro e outubro. Segundo ele, empresários do setor sucroalcooleiro serão convidados a participar. Facury também comentou a aproximação do seguimento com o setor comercial, industrial e de serviços, destacando que todos estão na expectativa de um futuro melhor.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Araxá, Leandro Haddad, disse que hoje o Brasil enfrenta problemas de logística e de energia, que precisam ser resolvidos. Ele também contou que recentemente participou de uma feira de energia em São Paulo, onde ficou claro que o foco atual são as fontes de energia renováveis.


O prefeito Paulo Piau foi representado pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Fernandes, que se mostrou otimista com o final da crise pela qual o País está passando. Ele acredita que as notícias negativas terminam até o final de 2015. Fernandes também contou que o Município trabalha para trazer para a cidade uma fonte de energia alternativa, tanto para receber a fábrica de amônia quanto outros empreendimentos.
De acordo com o subsecretário, Uberaba está negociando com o governo do Estado a instalação de uma fábrica de chapas fotovoltaicas, assim como de um parque eólico entre Uberaba e Araxá. O representante da Prefeitura ainda destacou a importância da parceria entre a Prefeitura, o Sebrae, Aciu e CDL. 
A analista do Sebrae, Simone Mendes, falou sobre as ações realizadas em parceria com o Sebrae nacional e a Petrobras, focado na cadeia de energia. O trabalho envolveu 85 micro e pequenas empresas do setor de serviços, com várias rodadas de capacitação. A intenção é de que estes empreendimentos estejam cada vez mais preparados para atender as grandes empresas, sejam elas locais ou até mesmo de outros países.
Simone explicou que os resultados foram obtidos no período de um ano e meio, até dezembro de 2014, quando a parceria foi suspensa por causa da redução de investimentos da Petrobras. Mesmo assim o Sebrae decidiu dar continuidade ao projeto.

 


“Nós entendemos que é preciso de, no mínimo, dois anos e meio de intervenção”, afirmou a analista. As que já participaram estão sendo novamente convidadas, assim como outras 50 novas empresas, sendo que todas receberão as intervenções necessárias, de acordo com os resultados obtidos. 
O gerente administrativo da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Douglas Martins, também participou falando sobre as potencialidades do setor. O evento foi encerrado com uma palestra sobre “Como Sobreviver em Tempos de Crise”. O assunto foi abordado pelo consultor Marcos Fábio Gomes Ferreira, que possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e também é qualificado em Inovação e Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA), onde é professor.
De forma bastante dinâmica, Douglas falou sobre a contextualização da crise, as falhas geralmente cometidas pelas empresas, as estratégias empresariais, entre outros temas.

  
Matéria por: Jorn. Hedi Lamar Marques - Departamento de Comunicação CMU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2018 · Jornal da Cidade