Confira a entrevista completa abaixo do Batmóvel criado em Uberaba pelo engenheiro Rafael Reston.
Uma prévia: o carro foi todo feito do zero, com motor V8, câmbio automático de três marchas e duas câmeras de ré, uma infinidade de botões e luzes que tornam uma réplica perfeita.
Criador e criatura: Rafael Reston e o Batmóvel / Foto: Jessyca Machado
“Há duas semanas, fui levá-lo para abastecer em um posto da cidade. Saí daqui da garagem, desci a rua João Pinheiro, fui ao posto, abasteci e voltei”. Com certeza, essa é uma ação comum na rotina de muita gente. Não para o engenheiro civil Rafael Reston. Para ele, abastecer o carro transformou uma ação simples em extraordinária, ao modificar sua vida, e projetá-lo para todo o Brasil. É que o automóvel em questão, que recebia alguns litros de gasolina, na verdade era um Batmóvel, criado e desenvolvido por ele. Aquela era a primeira vez que um dos veículos mais famosos dos cinemas dava uma volta nas ruas de Uberaba.
O primeiro rolê – se é que podemos chamar assim - na cidade aconteceu na quinta-feira (02). Dois dias depois, a cena do carro sendo abastecida já podia ser vista no YouTube. Pelo vídeo, é possível notar o encantamento pelo veículo. “Este carro vai ficar aí?”, “De quem será que ele é?”, “Seja lá quem for, deve ser milionário para comprá-lo” são algumas das frases ditas durante a gravação. Logo chega o dono, que entra no veículo rapidamente e sai pelas ruas em exímia tranquilidade, sem nada falar.
Veja o vídeo:
A reação do garoto revela um pouco da imaginação popular. Um carro tão poderoso deve ter sido criado por alguém rico, extrovertido e exibido. Em poucos minutos ao lado do engenheiro, esse raciocínio se modifica por completo. O rapaz, calmo, tímido e aparentemente avesso às exposições, conversou com a reportagem do JC e contou, com bastante humildade, como foi fazer um Batmóvel, o único da América Latina:
Rafael criou o carro a partir de uma miniatura/ Foto: Jessyca Machado
Foto: Jessyca Machado
Por que fazer um Batmóvel?
Eu adoro o Batman! Lembro-me de ter ido ao cinema, aos dez anos, e de ter saído de lá maravilhado. Esse Batmóvel, para mim, era maior do que o filme inteiro! E desde aquela época, planejava ter um carro assim. É muito legal. Gosto de todos, mas este modelo é o meu preferido.
Fabricar carros é um hobby?
Eu não tenho uma oficina. Eu não faço serviços para outras pessoas. Isso aqui é uma garagem. É a minha garagem. É um hobby!
A ideia é manter o hobby ou fazer disso uma receita?
Não. Não tenho nem tempo para o comércio. Faço carros porque eu gosto. Já fiz mais de 30 carros.
Ele faz quantos quilômetros por litro?
Faz dois quilômetros por litro e é movido a gasolina. Além de ele ser muito grande e pesado, ele é muito raço, o pneu traseiro é 4-4-5-7015. É muito, muito grande. O aro dele é 15. Pneu é alto e original.
Ele tem algum chassi de carro?
Nenhum. Tudo dele é feito do zero. Não tem nada encaixado. Ele usa a mecânica, o motor e o câmbio de um Mustang 95. O resto inteiro foi tudo feito para ele. Suspensão é fabricada.
Foto: Site Rafael Reston
Você projetou e terceirizou os serviços?
Foi tudo feito em Uberaba. Ele é feito um Cad 3D. Uso uma miniatura de referência e a partir disso o desenvolvemos.
Ele é todo feito de que?
De fibra de vidro, com um centímetro de espessura. Ela é super rígida e forte.
Como faz para transportá-lo?
Se quiser, dá para viajar nele. Fabriquei uma carreta para ele ser transportado. Por conta da largura, ele não entra em cegonha.
Foto: Site Rafael Reston
O projeto de execução durou aproximadamente quatro anos/ Foto: Site Rafael Reston
Durante estes quatro anos de criação do carro, conseguiu dar trabalhar com outros automóveis?
Sim, claro. O Batmóvel sempre foi o último da fila, porque tudo dele é muito complicado, muito difícil de fazer. Então o trabalho não rendia, demorava.
O que você sentiu quando viu que a sua criação estava sendo vista por outras pessoas?
Eu nunca esperei isso. Eu não fiz para obter este resultado. Mas é legal ver que todo mundo reconhece o carro, vê que ele é diferente.
O que espera que o Batmóvel possa trazer para você?
Não sei. Vou colocá-lo para ser exposto em alguns eventos, feiras e shoppings.
Encontrou dificuldades ao fazer o veículo?
Bastante. Fiz este carro 80% sozinho. Tive ajuda em alguns momentos. Por ser algo que não existe no mercado sempre tem uma peça que tem que fabricar, que não existe. Não é como pegar uma suspensão e colocar no carro. Isso não funciona. Eu tenho que fabricar uma suspensão ou modificar uma.
Foto: Jessyca Machado
Foto: Site Rafael Reston
Armas são de paintball/ Foto: Site Rafael Reston
Já fez muitas peças que deram errado e teve que fazer de novo?
Várias vezes! Tive que fazer e refazer até encaixar.
Tem vontade de fazer mais Batmóveis iguais a esse?
Iguais a esse nunca mais! Este é único!
Mas está fazendo outros carros assim?
Eu fazendo outros batmóveis. Vamos ver até quando dou conta! Rss
Rafael fez um vídeo para divulgar o Batmóvel. De acordo com ele, o carro é uma réplica perfeitamente detalhada, 100% funcional, motor v8 de 300 cavalos de potência. Ele tem metralhadoras funcionais (que, na verdade, são armas de paintball que soltam bolinhas), suspensão de ar, interior completo, entre outros.