Tempo em
Uberaba

05 de maio de 2019 | 18h 24
Fiat Argo pisa fundo na trilha da aventura
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Daniel Jacques - Autos Giros
contato@autosgiros.com.br
Publicado por: Daniel Jacques - Autos Giros

Daniel Jacques traz um giro semanal sobre o mundo automotivo.

Automóveis, motos, caminhões e muita informação.

http://autosgiros.com.br/​

                                               

Autos Giros Especial: Lançamento

Nova versão "Trekking" amplia gama do hatch compacto que vem ganhando mercado ano após ano. Visual renovado, mudanças mecânicas e custo-benefício são os principais destaques

Sucesso crescente da Fiat no mercado brasileiro, o hatch compacto Argo está ganhando uma nova versão aventureira. A "Trekking" traz diferenciais exclusivos tanto na parte visual quanto mecânica, o que deve fazer com que o modelo, que está entre os 10 mais vendidos do país em 2019, siga subindo entre os líderes. A marca italiana realizou o lançamento da nova configuração na última semana, em Mogi das Cruzes (SP), e o Autos Giros esteve presente para trazer todos os detalhes.

As primeiras diferenças da nova configuração em relação ao resto da linha são, é claro, visuais. Na grade dianteira, destaque para o logo da Fiat escurecido, acompanhada por um adesivo exclusivo no capô. O teto bicolor com barras longitudinais, somado ao aerofólio traseiro, as saias laterais e os exclusivos pneus Pirelli de uso misto e 15 polegadas dão o toque bastante esportivo.

No interior, além do logo da marca também escurecido no volante, os bancos trazem novas costuras que incluem o nome da versão bordada no encosto. A central multimídia Uconnect de sete polegadas touchscreen compatível com Android Auto e Apple CarPlay traz projeção do celular com Google Maps, Waze e Spotify.

Na lista de itens de série estão vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores elétricos e faróis de neblina. Como opcionais, há também opção de rodas de liga leve de aro 15 com cor exclusiva e câmera de ré com linhas dinâmicas.

O motor é o mesmo Firefly 1.3 de 109 cv e torque de 14,2 kgfm das versões intermediárias, com torque bem distribuído, garantindo boas acelerações e retomadas, enquanto a transmissão é exclusivamente manual de cinco marchas. O conjunto garante boa dirigibilidade tanto no asfalto quanto na terra.

--

Mecânica pronta para qualquer desafio

Para lançar uma versão "verdadeiramente esportiva" do seu segundo modelo mais vendido (atrás da picape Strada), a área de engenharia da montadora no Brasil trabalhou durante 25 mil horas apenas no novo acerto das suspensões, além de desenvolvimentos em toda a parte mecânica, incluindo molas, amortecedores e pneus, criados pela Pirelli especialmente para o Argo Trekking.

Como resultado, o carro tem 210mm de altura do solo, o que significa 40mm a mais que a versão Drive 1.3, na qual foi baseado. "Ele é fruto de muito trabalho de engenharia. Tudo para deixá-lo mais alto e mais robusto. Ou seja, verdadeiramente "Trekking", um orgulho para a Fiat Automóveis", explica Ricardo Dilser, assessor técnico da marca no Brasil.

Durante o teste o novo Argo Trekking se mostrou suave nas trocas de marcha, com ótima resposta do motor 1.3 e se destacou pelo visual harmonioso tanto interno quanto externo. Somado ao preço competitivo, tudo indica que a versão esportiva do hatch compacto tem boas chances de se tornar comum nas ruas do Brasil. Disponível nas cores Branco Banchisa, Branco Alaska, Vermelho Montecarlo e Cinza Silverstone, o Fiat Argo Trekking tem preços a partir de R$ 58.990.

 

Sucesso de mercado e 15 novos lançamentos

Lançado em 2017, o Fiat Argo tem como público principal homens (65%) com idade na casa dos 43 anos. No seu primeiro meio ano de mercado, o hatch alcançou 3,7% de participação no segmento, que mais que dobrou em 2018, atingindo 7,6% em 2018, seu primeiro ano completo nas ruas do Brasil. No primeiro trimestre deste ano o crescimento segue, com média de 8,1%.

Esta evolução demonstra que a estratégia da Fiat de renovar sua linha está dando resultado. A marca confirmou inclusive, durante o lançamento do modelo aventureiro, que terá mais 15 lançamentos entre atualizações e novos carros nos próximos cinco anos. "A Fiat é muito ligada à inovação e tecnologia, além de ser a mais brasileira das montadoras instaladas no Brasil. Tanto o Argo, quanto os também recentemente lançados Toro, Mobi e Cronos são projetos nacionais e pensadas para o público brasileiro", destaca Dilser.

--

Ciclos de investimento e crescimento em 2019

Os recentes lançamentos da marca italiana são resultado de um investimento de 21 bilhões de reais, aplicados no mercado latino-americano entre 2012 a 2017. Além deste aporte, também está em curso outro ciclo, este de 14 bilhões de reais, entre 2018 e 2023.

A Fiat também comemora os bons resultados alcançados no primeiro trimestre de 2019. Segundo Ricardo Dilser, enquanto o mercado nacional cresceu cerca de 10% nos três primeiros meses do ano, a montadora italiana alcançou 23% de aumento nas vendas.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2019 · Jornal da Cidade