Tempo em
Uberaba

26 de junho de 2018 | 14h 31
Autos Giros | Lifan joga alto para surpreender
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Daniel Jacques - Autos Giros
contato@autosgiros.com.br
Publicado por: Daniel Jacques - Autos Giros

Daniel Jacques traz um giro semanal sobre o mundo automotivo.

Automóveis, motos, caminhões e muita informação.

http://autosgiros.com.br/​

                                               

A chinesa Lifan colocou sua maior cartada na mesa. Um SUV premium, com acabamento de alto nível, amplo pacote de segurança, motor 2.0 turbo de 184 cv e capacidade - real - para sete pessoas. Em versão única por R$ 129.777 o novo X80 chega para competir com concorrentes de peso em um mercado ainda muito desconfiado com os carros do maior país do mundo. Pois a aposta - e a meta - da Lifan é exatamente esta. Acabar com a má fama que seus produtos e sua capacidade têm por aqui.

Visualmente ele chama bastante a atenção, e um detalhe pode passar despercebido. Na grade dianteira, ao invés do emblema da marca, é o nome "Lifan" que aparece. Certamente é para acostumar o brasileiro à marca, e mostrar que pode mais do que se espera.

O pacote de equipamentos é bem completo. Desde o volante é multifuncional revestido em couro, passando por sistema multimídia com tela de oito polegadas touchscreen, câmera de ré com dois ângulos e ar condicionado digital com controles independentes no banco traseiro. Além disso, ele traz teto solar, rebatimento eletrônico dos retrovisores externos e detalhes de acabamento que imitam madeira nobre.

O entre eixos de 2.790 mm garante bastante espaço não apenas para o motorista e o carona, cujos bancos contam com ajustes elétricos, mas também para os passageiros da segunda e terceira fileiras. A segunda, aliás, tem piso plano - o que aumenta o conforto - e bancos rebatíveis (2/3 - 1/3) com ajuste de profundidade e apoio de braço central com porta-copos.

Os últimos dois bancos, quando abaixados, garantem um bom espaço também para bagagens (900 litros até o teto). Rebatendo a linha intermediária de bancos, o espaço para malas alcança 2.500 litros. Com sete passageiros, contudo,  porta-malas fica com apenas 200 litros.

No quesito segurança ele conta com seis airbags, freios ABS com EBD, sistema auxiliar de frenagem de emergência, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa e de descida, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. O novo X80 traz ainda sistemas especiais de estabilidade e redução de inclinação em mudanças bruscas, sensor crepuscular e abertura das portas e acionamento do motor sem o uso da chave.                              

Como eu disse, a meta da Lifan é clara. Mudar a opinião do consumidor brasileiro sobre a marca. Mas os desafios para conquistar o consumidor são grandes. Além da fama desfavorável da marca, a baixa capilaridade de sua rede de concessionárias, que conta com apenas 45 distribuidores, também pode limitar o alcance do carro.

Contudo, pela apresentação no lançamento, a marca parece ter plena consciência de seus desafios. O próprio diretor-presidente da montadora no Brasil, Johnny Fang, afirmou acreditar que "com o tempo, cada vez mais clientes vão se interessar pelo carro e aí podemos aumentar as vendas".

O fato é que o X80 é sem dúvida um novo capítulo para a Lifan no mercado brasileiro, e um salto de qualidade em relação aos modelos atuais da marca no país. Entretanto, mesmo com um bom produto, tudo indica que a marca chinesa vai precisar de paciência para seduzir o Brasil. Passo a passo.

 

40 anos do ABS

A Bosch está comemorando os 40 anos do freio ABS, desenvolvido pela empresa. O interessante é que a patente para “o mecanismo que previne o travamento das rodas em veículo a motor” data de 1936, ou seja, mais de 80 anos.

O Brasil demorou muito para torná-lo item obrigatório em seus carros, que passou a valer apenas em 2014. Agora, o mesmo "problema" ocorre com controle de tração e estabilidade. Algumas marcas já incluem até nas versões top de seus veículos mais básicos, enquanto outras teimam em "dizer" que não é importante.

Segurança é importante. Sempre.

 

500 cavalos de 466 cavalos

O Ford Mustang alcançou a marca de 500 unidades emplacadas no Brasil. Considerando que as entregas do muscle car começaram em março, ele levou pouco mais de três meses para atingir o número, o que faz dele o líder absoluto em seu segmento.

O superesportivo chegou ao país em versão única GT Premium, com motor 5.0 V8 de 466 cv de potência e preço na casa dos R$ 300 mil reais.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2018 · Jornal da Cidade