Tempo em
Uberaba

04 de maio de 2018 | 01h 35
Autos Giros: Daniel Jacques avalia o Honda HR-V Touring
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Daniel Jacques - Autos Giros
contato@autosgiros.com.br
Publicado por: Daniel Jacques - Autos Giros

Daniel Jacques traz um giro semanal sobre o mundo automotivo.

Automóveis, motos, caminhões e muita informação.

http://autosgiros.com.br/​

                                               

Daniel Jacques 

Renovando para acelerar cada vez mais

Hoje eu vou pedir licença para falar um pouco do Autos Giros. Pra quem não sabe, o nome desse espaço também é o nome do meu site especializado no setor automotivo. Ele foi criado em outubro de 2016 e agora, com um ano e meio de existência, fizemos a primeira grande mudança nele, a visual.

A alteração vem em um momento de amadurecimento do projeto, que trouxe frutos, inclusive como este espaço com o qual eu falo com vocês todas as semanas. Do lançamento até o fim de abril deste ano o Autos Giros era predominantemente preto. Mas o fato era que o que lá atrás parecia um diferencial, uma forma de dar personalidade, acabou se tornando um limitador. Principalmente porque dificultava a leitura e cansava a visão.

Felizmente a audiência vem crescendo bem este ano. Em apenas quatro meses já temos, em média de visitantes únicos mensais, mais do que tínhamos, também em média, de visualizações em 2017 - e as visualizações aumentaram mais de três vezes. Abril de 2018 foi o nosso melhor mês, e a expectativa é que em maio o crescimento continue.

Se não conhece, visita lá: www.autosgiros.com.br

Bom, mas vamos falar de..  SUVs?

É que essa semana o Autos Giros publicou a avaliação que eu fiz do Honda HR-V Touring, topo de linha do SUV mais vendido do Brasil em 2016 e 2017. O detalhe é que este foi o primeiro carro que eu testei em São Paulo (SP) (e moro em Porto Alegre (RS)). Por isso, e por causa da minha agenda cheia nos dias que estive lá, não pude conferir como ele se comporta na estrada, mas em compensação na cidade...

Ele tem o mesmo motor 1.8 de 140 cv das outras versões, e traz, como diferenciais, faróis em LED, com luzes diurnas de rodagem (DRL), além das lanternas traseiras com guias de LED. Interiormente, a principal mudança são os acabamentos cromados nas portas. Ademais, o bicampeão de vendas (e vice-campeão em 2017) ganhou também sensores de chuva e de estacionamento traseiro, retrovisor interno fotocromático e airbags laterais do tipo cortina, totalizando seis.

Fotos: Divulgação

Em um dos dias, na hora do rush, eu levei 2h30min para percorrer um percurso de 25 minutos entre o shopping Pátio Higienópolis e a região do Estádio do Morumbi. Mas vale dizer que, apesar de ter sentido o trânsito pesado, só quando eu cheguei no destino é que eu percebi o tempo que levou, pois não parecia tanto. Eu credito isso ao conforto do carro, e também ao bom isolamento acústico. No final do teste, a média de combustível ficou em 9,1 km/l o que, considerando as circunstâncias, eu também achei bom.

O Honda HR-V Touring está com preços na casa dos R$ 108 mil reais, o que o posiciona um patamar acima das outras versões em relação a concorrentes. O certo é que não há o que discutir quanto à qualidade do carro nem ao bom custo-benefício de um Honda, mas saber se vale ou não a pena, eu sempre digo que é de cada um.

Cabine simples

A Chevrolet Montana acabou de chegar à linha 2019. Apesar de manter as mesmas características da versão anterior (visual, powertrain, pacote tecnológico e itens de série, exceto pela capota marítima), a picape foi eleita, em um levantamento feito pelo JOTA Dynamics, a de menor custo de propriedade durante os três primeiros anos no seu segmento.

Este dado leva em consideração, além do preço de compra do veículo, os custos com revisão, manutenção, seguro, impostos, taxas, depreciação total do bem e combustível para rodar 60 mil quilômetros.

Eu testei a versão 2018 dela e, entre as opções disponíveis em cabine simples, ela traz uma proposta bem interessante de custo-benefício. Tem bom espaço para as pernas, muitos porta-objetos e o motor 1.4 de 99 cv responde bem.

Ela, porém, não tem penduricalhos. É compacta, cabine simples, focada no trabalho.

Compra 100% digital

Outra novidade, esta sem grande alarde mas que pode ser lembrada como um marco histórico no futuro, foi o lançamento do Renault K-Commerce. Trata-se de uma plataforma de compra 100% online de automóveis.

Inicialmente disponível apenas para o Kwid, ela agrega todas as etapas da aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto. Ela oferece também a previsão de entrega do carro, levando em conta a localização do cliente e o tempo de transporte para a concessionária. A Renault pretende estender a funcionalidade para seus outros modelos em breve.

Será que pega? É esperar pra ver...

24 anos sem Ayrton

Pra fechar a semana, só queria registrar que, no dia 1º de maio, completamos todos 24 anos sem Ayrton Senna. Por muito tempo eu cheguei a pensar se ele era mesmo tudo isso ou se nós, por sermos brasileiros como ele, "exagerávamos" na avaliação.

Hoje é claro que não. O mundo todo reconhece o tricampeão como um dos grandes da história. É claro que, mesmo vivo, ele já não estaria correndo há um bom tempo, mas nunca saberemos como teria sido o resto da carreira dele...

Valeu, Senna!

 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2018 · Jornal da Cidade