Tempo em
Uberaba

07 de abril de 2018 | 22h 57
Autos Giros: Mercedes-Benz apresenta a primeira linha de montagem 4.0 do Brasil
comentário(s)
A+ A-
PUBLICADO POR
Daniel Jacques - Autos Giros
contato@autosgiros.com.br
Publicado por: Daniel Jacques - Autos Giros

Daniel Jacques traz um giro semanal sobre o mundo automotivo.

Automóveis, motos, caminhões e muita informação.

http://autosgiros.com.br/​

                                               

Daniel Jacques

Fala galera!

Como eu tinha comentado na primeira coluna, na última semana eu estive em São Bernardo do Campo (SP) para acompanhar o lançamento da nova linha de montagem da Mercedes-Benz Caminhões. São tantas novidades que eu tomarei a liberdade de fazer uma coluna especial sobre o tema. Então vamos lá!

Mercedes-Benz apresenta a primeira linha de montagem 4.0 do Brasil

Baseada no conceito da Indústria 4.0, ela traz uma série de tecnologias e conceitos inéditos. Entre eles, o "one roof assembly", que permite que todos os caminhões possam ser produzidos no mesmo local, e ao mesmo tempo.

Além da linha "multiuso", ela também conta com AGVs (Automated Guided Vehicles, veículos guiados automáticos). São mais de 60 destes veículos autônomos que fazem o transporte de peças e dos veículos por toda a área da produção sem intervenção humana.

Eles são capazes de buscar as peças necessárias para a produção de um determinado veículo e transportá-las até o ponto da linha de montagem onde elas serão utilizadas. Além disso também transportam o veículo por toda a linha, desde a montagem do chassi até o caminhão pronto.

Além disso, os funcionários foram ouvidos durante o desenvolvimento da inovadora linha de produção, e diversas de suas sugestões foram aplicadas na construção do novo pátio. Um exemplo disso é que os AGVs estão programados, inclusive, para respeitar a ergonomia dos colaboradores de cada etapa do processo.

E para quem acredita que a automação obrigatoriamente significa menos empregos, uma surpresa. No mesmo evento a Mercedes-Benz Caminhões do Brasil anunciou a contratação de 330 novos funcionários nos três primeiros meses de 2018.

Os próximos passos serão a renovação de todo o parque industrial da marca alemã em São Bernardo do Campo para o novo conceito 4.0. Líder de vendas de caminhões e ônibus no Brasil em 2017, a Mercedes-Benz mostra que quer continuar evoluindo para se manter na liderança, tendo sempre em foco valores importantes como eficiência, inovação, tecnologia e qualidade.

Parabéns à marca da estrela de três pontas!

Até a semana que vem!

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades do
JC diretamente no seu e-mail:

 



  Agência Digital  
Todos os direitos reservados © 2018 · Jornal da Cidade